Goiânia, 30 de maio de 2017    




Notícias

(28/06/2013) Desafio surpreende profissionais na Semana da Higienização das Mãos

Lavar as mãos é um hábito ensinado nas lições básicas de todos os cursos da área da saúde. Mas na Semana de Higienização das Mãos, trabalhadores do Hospital Alberto Rassi – HGG puderam avaliar se estão utilizando corretamente a técnica. Houve gente que se surprendeu

O Idtech está promovendo desta quarta-feira, dia 26 de junho, até sexta-feira, dia 28, a Semana de Higienização das Mãos do Hospital Aberto Rassi – HGG. Durante os três dias estão previstas atividades lúdicas e curiosas para alertar os profissionais de saúde da unidade sobre a importância do cuidado com a higienização das mãos. Um ator está realizando blitze educativas pelo Hospital para lembrar sobre a importância da prática e os trabalhadores estão sendo conclamados a aceitar o desafio de testarem a técnica de lavagem das mãos.

O teste está sendo feito em frente ao refeitório, utilizando uma câmara escura. Os trabalhadores que aceitam o desafio passam um gel fluorescente nas mãos e as expõem à luz negra dentro da câmara. Todos os pontos onde há sujidades ficam claramente evidenciados e não têm sido incomuns as exclamações e o espanto. Depois, eles são convidados a fazer a higienização das mãos utilizando como mandam as normas e a voltarem à câmara escura. Muitos descobrem que precisam aperfeiçoar a técnica.

Por pouco Vítor Oliveira Machado, interno do 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás não passou no teste. “Só ficou uma manchinha no dedo mindinho”, comentou o estudante, que ontem foi trabalhar a caráter, pronto para torcer pelo Brasil no jogo com a Uruguai, pela Copa das Confederações. Vítor garantiu que não caprichou mais do que faz na rotina. “Nas primeiras vezes que utilizamos a técnica é difícil. Mas depois torna-se um hábito que deve ser incorporado por todos nós que lidamos diretamente com os pacientes, para não carrearmos bactérias.”

Lavar as mãos previne a infecção hospitalar, reduz custos com a assistência à saúde e diminui os riscos para os pacientes. Para reforçar essa mensagem, o ator Bruno Carvalho percorreu todos os postos de trabalho do HGG. Caracterizado como enfermeira Maria Vanúbia, ele usou da sua veia cômica para reiterar aos profissionais que a higienização das mãos deve ser constante e realizada corretamente, conforme está previsto na Norma Regulamentadora nº 32 (NR nº 32), de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. “Temos de cuidar do nosso bem maior, que é a vida, nossa e dos nossos pacientes”, lembrou.

A programação foi elaborada pelo Idtech e está envolvendo as Diretorias Administrativa e de Ensino e Pesquisa do Hospital e a Comissão de Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS). Além das blitze educativas e do desafio da higienização das mãos, está sendo realizada a distribuição de folders sobre o tema e porta-adornos para que os profissionais guardem esses adereços antes de assumir os seus postos de trabalho. Os adornos dificultam a correta higienização, aumentam o risco de acidentes de trabalho e podem se tornar fonte de contaminação.

A câmara escura, uma caixa de madeira com abertura para introdução das mãos e abertura para visualização, foi especialmente confeccionada para o evento, seguindo modelo utilizado no Hospital Albert Einstein. “A ideia é fazer com que o profissional perceba que a correta higienização das mãos só é possível seguindo todos os passos recomendados”, comenta a presidente da CCIRAS, Andrea Spadeto.


Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Desafio surpreende profissionais na Semana da Higienização das Mãos
  • Desafio surpreende profissionais na Semana da Higienização das Mãos
  • Desafio surpreende profissionais na Semana da Higienização das Mãos
  • Desafio surpreende profissionais na Semana da Higienização das Mãos
  • Desafio surpreende profissionais na Semana da Higienização das Mãos
  • Desafio surpreende profissionais na Semana da Higienização das Mãos
  • Desafio surpreende profissionais na Semana da Higienização das Mãos





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700