Goiânia, 18 de outubro de 2017    




Notícias

(25/07/2013) Após seis anos, HGG volta a realizar exames de urodinâmica

Equipamento de última geração já está funcionando e o procedimento está sendo coordenado pelo médico urologista Ruiter Silva Ferreira. HGG/Idtech investiu R$ 30,7 mil

Após seis anos, o Hospital Alberto Rassi – HGG volta a fazer estudos urodinâmicos para o diagnóstico de doenças no trato urinário. O equipamento composto por cadeira especial, computador, sensores, bombas de infusão e sistema de captura para vídeo, custou R$ 30,7 mil e já começou a ser operado pelo médico urologista Ruiter Silva Ferreira e os médicos residentes da área. Neste dia 31 de julho, dois pacientes encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS) farão o procedimento.

O laboratório de urodinâmica localiza-se na Seção de Apoio e Diagnóstico, no térreo do HGG. O exame, que dura cerca de uma hora e meia, tem como objetivo avaliar todo o funcionamento do trato urinário inferior (bexiga e esfíncter) e identificar a origem dos sintomas e diagnosticar as doenças.

O diretor-geral do HGG, André Braga, explica que o aparelho adquirido é o que há de mais moderno no mercado. “Na rede pública, podemos afirmar não há nenhum com esta tecnologia”, disse. Além da aquisição do equipamento, foi reformada uma sala especial para o exame e instalado um ar condicionado novo para o conforto dos pacientes e colaboradores.

Segundo o médico Ruiter Ferreira, o hospital tinha um equipamento, mas deixou de funcionar por falta de manutenção. “É um aparelho delicado”, explica. Os médicos são responsáveis por realizar o exame e interpretar os resultados, que são disponibilizados automaticamente. Uma técnica de enfermagem e uma enfermeira dão o apoio e fazem o preparo do paciente. Todos foram treinados por técnicos da Dynamed, a fabricante do equipamento.

Residência
De acordo com o médico Ruiter Ferreira, mestre e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o equipamento, além dos benefícios aos usuários do SUS, vem para atender uma necessidade dentro do curso de residência na especialidade de urologia. “É uma exigência da Sociedade Brasileira de Urologia”, explica. No HGG, existem seis residentes nesta especialidade.

Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700