Goiânia, 29 de junho de 2017    




Notícias

(12/08/2013) Organizações Sociais reúnem-se no HGG

Por iniciativa do presidente dos Conselhos de Excelência, Nion Albernaz, os representantes das unidades estiveram no Hospital Alberto Rassi nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, para discutir a integração dos hospitais e outros assuntos

Os representantes dos hospitais geridos pelas organizações sociais no Estado estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, no Hospital Alberto Rassi – HGG. O convite foi feito pelo presidente dos Conselhos de Excelência, Nion Albernaz, que propôs uma discussão para melhorar a integração das unidades de saúde. Na oportunidade, também foi elaborada uma pauta a ser discutida com a Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de melhorar a assistência e prevenir crises no sistema de gestão.

Para Nion Albernaz, os hospitais devem ampliar sua comunicação para dar sustentação às possíveis deficiências. “Às vezes uma unidade pode estar com uma oferta maior de determinado serviço do que outra, e poderá então, assumir essa responsabilidade”, explicou o presidente dos Conselhos. Os representantes alertaram que, além de ter uma boa aproximação, é preciso respeitar um sistema de regulação, que é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde.

A diretora do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Anamaria Arruda Hidalgo, elogiou a iniciativa em reunir as organizações sociais. “Não é porque os hospitais estão sendo geridos pelas OSs que deixamos de pertencer a uma rede”, disse. O coordenador executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), José Cláudio Romero, complementou que o encontro se faz necessário, desde que também tenha um representante da Secretaria de Estado da Saúde. “O Ministério Público cumpria esse papel de reunir hospitais e secretarias, mas com a saída do promotor Marcelo Celestino, não tivemos mais a oportunidade de se encontrar”, explicou.

Nion Albernaz comprometeu-se em agendar uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde e formulou uma pauta juntamente com os representantes dos hospitais. Será discutido sobre três pontos: a regulação dos pacientes, a readequação dos contratos e a reintegração de servidores públicos. Os gestores argumentaram que a realidade considerada na assinatura do contrato mudou e que, em médio prazo, as organizações não conseguirão manter o aumento da produtividade para evitar desiquilíbrios financeiros.

Estiveram presentes também representantes do Hospital de Urgências de Goiás (Hugo) e Hospital Materno Infantil (HMI). O superintendente de Apoio Municipal da Secretaria Institucional, Coribaldo de Freitas, também participou da reunião. Ele elogiou o trabalho desenvolvido nos hospitais e alegou que os secretários de Saúde dos municípios do interior do Estado estão mais satisfeitos e deixaram de fazer reclamações sobre as unidades hospitalares. Ao final da reunião, os participantes fizeram uma visita às obras do HGG.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700