Goiânia, 22 de agosto de 2017    




Notícias

(28/08/2013) Abertura de seminário debate a singularidade no atendimento

Evento promovido pela Seção de Psicologia do Hospital Alberto Rassi – HGG iniciou nesta terça-feira, dia 27, com apresentação teatral, palestras e oficinas

Dona Benta entrou no auditório tocando berrante e logo já foi tirando gargalhadas dos participantes do Seminário de Humanização do Hospital Alberto Rassi – HGG. A caipira contou uma história que a maioria dos trabalhadores no SUS já teve a infelicidade de presenciar: o comportamento indiferente de alguns colegas no atendimento aos usuários da rede pública. A apresentação teatral nesta terça-feira, dia 27 de agosto, veio para despertar o debate sobre a singularidade no atendimento, na abertura do evento cujo tema é “Combatendo a doença, produzindo a vida”.

Dona Benta interagiu com os participantes e deu o conselho: “você tem a oportunidade única de fazer o seu dia melhor, por isso, não se esqueça de, quando olhar no espelho, dar bom dia a si mesmo”. Este atendimento humanizado e multidisciplinar foi abordado durante a abertura do Seminário de Humanização, promovido pela Seção de Psicologia do HGG. O diretor-geral André Braga, mostrou que a atenção solidária e de qualidade aos pacientes é essencial na Política Nacional de Humanização do SUS. “Temos o compromisso de que os usuários sejam vistos de modo singular”, disse ele, que proferiu uma palestra sobre singularidade.

A coordenadora da Seção de Psicologia, Andréa Thomé, destacou a função do psicólogo no sentido de aplicar os conceitos da humanização no atendimento hospitalar. “Temos na própria essência da formação a relação com o ser humano”, explicou. A equipe de psicologia foi homenageada pelo Dia do Psicólogo, comemorado no dia 17 de agosto, com um cartão comemorativo, entregue pelo diretor-geral André Braga e pelo diretor-administrativo Alessandro Purcino. O HGG conta com uma equipe de 13 psicólogos.

“O HGG deve não tão somente dispensar o tratamento clínico ou cirúrgico ao paciente, como também deve dar todo o tratamento global necessário”, disse Alessandro Purcino, durante a abertura. O Seminário de Humanização, vai até esta sexta-feira, dia 30 de agosto, e conta com palestras, oficinas e mesas redondas sobre obesidade, autoconsciência corporal, transplante, espiritualidade, tratamento intensivo, dentro do contexto da humanização.

Confira a programação:

28/08/2013 (quarta-feira)
14h: Mesa redonda - Humanização no Atendimento (Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Medicina)
Mediadores: Coordenadores de seção do HGG
Local: Auditório

15h30: Palestra – Sexualidade: Orientação Interdisciplinar
Palestrante: Denise Ribeiro de Deus, psicóloga do NOIS (Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade)
Local: Auditório

29/08/2013 (quinta-feira)

8h: Palestra – Obesidade, você tem fome de quê?
Palestrante: Magda El Zein Falluh, Jéssica Inácio de Almeida Prado, Larissa Martins Santos, do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO)
Local: Auditório

9h: Oficina – Autoconsciência corporal: alongamento e dança
Mediadores: Maurício Antônio de Farias, fisioterapeuta e Andrea Thomé, psicóloga
Local: Auditório

14h: Palestra – Transplante, é de vida que se trata
Palestrante: Patrícia de Oliveira, psicóloga
Local: Centro de Convivência

30/08/2013 (sexta-feira)

10h: Palestra – O atendimento psicológico na UTI: Importância e necessidade
Palestrante: Eutânia Filgueira da Silva
Local: Auditório

14h: Palestra – Espiritualidade e cuidado
Palestrante: Dimilson Vasconcelos, psicólogo
Local: Auditório

15h: Cine Psicologia – Exibição e discussão do filme “Jamaica abaixo de zero”
Debatedores: Denise Ribeiro de Deus e Regina Célia Borges Campos, psicólogas
Local: Auditório

Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700