Goiânia, 24 de outubro de 2017    




Notícias

(28/08/2013) HGG promove ação no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Nesta quinta-feira, dia 29, a Seção de Pneumologia do Hospital Alberto Rassi – HGG orientará os pacientes do ambulatório sobre os malefícios do cigarro. Palestras, distribuição de material informativo e performance teatral acontecerão a partir das 9 horas

Nesta quinta-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Hospital Alberto Rassi promoverá uma ação junto aos pacientes, acompanhantes e colaboradores para divulgar os malefícios do cigarro. A Brigada de Combate ao Tabagismo, formada por médicos, enfermeiros e psicólogos, vai percorrer a unidade de saúde esclarecendo as dúvidas e “puxando a orelha” dos que se declararem fumantes. Haverá ainda uma palestra no ambulatório, a partir das 9 horas, mostrando o que acontece no corpo humano ao ingerir as 4.700 substâncias tóxicas contidas no cigarro.

Dona Benta, uma caipira muito desbocada, ficará responsável por chamar a atenção dos pacientes e colaboradores para o tema. A personagem interpretada por Neli Santos, vai mostrar de forma irreverente, entre outros assuntos, que mesmo o cigarro “light” traz muitos malefícios. A ação é coordenada pela Seção de Pneumologia do HGG, por meio da pneumologista Heicilainy Del Carlos, que acompanhará todo o evento . “De acordo com uma pesquisa realizada em 2011, constatamos que a maioria dos fumantes era de trabalhadores de serviços gerais, lavanderia e manutenção. Queremos levar mais informações para este público e derrubar os mitos”, disse.

Um panfleto desenvolvido pelo HGG mostra de forma direta quais as substâncias que estão contidas no cigarro. “É sempre bom lembrar que o fumante ingere acetona, usado para retirar esmalte; formol, usado para a conservação de cadáveres; fósforo, usado em veneno de ratos. Esse tipo de informação, divulgada de forma clara, é o que sensibiliza as pessoas viciadas em tabaco”, explica Heicilainy. De acordo com a pneumologista, mais do que dizer que o cigarro mata, os profissionais de saúde devem saber dar o acompanhamento especial para os fumantes.

Por isso, os médicos residentes e internos de medicina também vão participar da palestra “Como ajudar seu paciente abandonar o tabagismo”, às 13 horas, no auditório do HGG. Durante a ação, os usuários que desejarem parar de fumar serão orientados a participar dos programas especiais desenvolvidos nas unidades básicas de saúde de Goiânia, que abrange tratamento medicamentoso, terapia cognitivo-comportamental e acompanhamento multidisciplinar.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700