Goiânia, 26 de abril de 2017    




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(06/09/2013) Teleconsulta é finalista do Prêmio e-Gov

Serviço de teleagendamento de consultas para usuários do SUS é o único de Goiás na fase final e concorre na categoria e-Serviços Públicos com outros 19 projetos de tecnologia da informação

A Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta é finalista do Prêmio e-Gov 2013. O serviço de teleagendamento de consultas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é o único de Goiás na fase final do certame e concorre na categoria e-Serviços Públicos com outros 19 projetos finalistas de tecnologia da informação voltados para a modernização da gestão pública em benefício da população. Apenas no final do evento será divulgado a quantidade total de projetos inscritos, no ano de 2012 foram mais de 130 . O Teleconsulta é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia projetado, estruturado e gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). Em sete anos de funcionamento, completados no dia 4 de agosto, o Teleconsulta realizou mais de 4,5 milhões de agendamentos.

A entrega dos prêmios será feita no dia 11 de setembro, em Vitória (ES), durante a abertura do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop) 2013, quando o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, e gerente de Apoio Técnico do Idtech, Tatiane Lemes vão representar o serviço. Para Tatiane, o prêmio e-Gov representa uma oportunidade de mostrar o serviço idealizado pelo Idtech. "Voltado para iniciativas de tecnologia da informação que contribuem para melhorar o serviço prestado por órgãos públicos, em benefício do cidadão, este reconhecimento é muito importante e estimulante", destaca.

Criado em 2002, o Prêmio e-Gov é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Realizado anualmente, ele tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem a modernizar a gestão pública em benefício da população. Esta é a terceira vez que o Teleconsulta é finalista do Prêmio e-Gov.

O Teleconsulta ampliou o acesso à saúde e democratizou e humanizou o agendamento de consultas básicas não-emergenciais de clínica médica, ginecologia e pediatria para usuários do SUS. Todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas, os agentes de atendimento fazem, em média, 1,6 mil agendamentos. Antes do sistema, eram marcadas em torno de 30 mil consultas de ginecologia e obstetrícia por mês. Hoje são agendadas em média 50 mil consultas mensais. As consultas são de hora marcada, com um prazo máximo de 7 dias e prioridade para quem precisa ou é protegido por lei. Idosos, gestantes, crianças e pacientes com sintomas considerados de risco têm prioridade.

Integrado ao Projeto Nascer Cidadão, programa de agendamento da primeira consulta pós-parto para mães e bebês nascidos em maternidades públicas e conveniadas ao SUS, o Teleconsulta garante esse atendimento nos primeiros dez dias de vida do bebê. Tanto a mãe quanto o recém-nascido já saem do hospital com as consultas marcadas.


Fonte: IDTECH






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