Goiânia, 23 de julho de 2017    




Notícias

(10/09/2013) Moradores do Residencial Real Conquista planejam negócio próprio

Unidade móvel de panificação do SESI está no bairro ministrando cursos profissionalizantes. Atividade está inclusa no Projeto de Trabalho Técnico Social desenvolvido pela Agehab/Idtech

“Fico doida para comer isso na padaria e hoje estou aqui fazendo”, disse a diarista Domingas Pereira dos Santos, ao aprender a cozinhar quindim, doce feito de ovos. A moradora do Residencial Real Conquista, que não pode gastar dinheiro com alimentos considerados supérfluos, pode trabalhar apenas duas vezes por semana porque precisa cuidar do seu pai, deficiente físico. “Estou muito feliz com o curso. Vou trabalhar em casa para ajudar nas despesas”, contou.

A diarista divide a casa com mais dois sobrinhos, uma irmã e seu filho. Para Domingas, a receita mais gostosa que aprendeu no curso de panificação foi pizza. A massa, aliás, fez sucesso entre os demais 15 alunos das aulas ministradas na unidade móvel de panificação do Serviço Nacional da Indústria (SESI), contratado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) para a realização dos cursos profissionalizantes.

Além do curso de panificação, está sendo promovido até o dia 13 de setembro o curso de confeiteiro. A partir do dia 16 de setembro, serão ministradas as aulas de salgados e folhados. “Estou desempregada e quero aproveitar este conhecimento para fazer bolos e aceitar encomendas”, disse a moradora Valquíria dos Santos Sousa, que adorou a receita de bolo de chocolate com leite de coco. Mais do que receitas, as aulas ensinam a administrar os ingredientes e calcular os preços dos produtos.

O professor dos cursos, Marcelo Adriano de Sales, revela que tem testemunhos de pessoas que realmente mudaram suas perspectivas de vida. “É maravilhoso poder ajudar pessoas a saírem de uma situação de risco para um bom emprego ou que abriram negócio próprio”, contou. Ele mesmo é uma prova viva do impacto positivo dos cursos de capacitação. “Fui aluno do Fundo de Amparo ao Trabalhador em 2007 e hoje sou instrutor”. Para ele, o Governo do Estado escolheu o caminho correto em “ensinar a população a pescar”.

Os cursos profissionalizantes do Residencial Real Conquista fazem parte do eixo “Geração de Emprego e Renda” do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), promovido pela Agência Goiana de Habitação por meio do Idtech. A moradora Kátia Gomes também já é um caso de sucesso. Depois de participar de uma oficina de sandálias, tem vendido para seus parentes e amigos chinelos personalizados, bordados com pedrarias. “Para onde eu vou levo meu trabalho. Vendo de 35 a 45 reais”, conta ela, que também está aproveitando o curso de panificação.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700