Goiânia, 23 de outubro de 2017    




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(12/09/2013) Teleconsulta conquista Prêmio e-Gov 2013

Serviço inovador foi reconhecido como uma das melhores soluções de governo eletrônico na administração pública em todo o país

A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Goiânia venceu o Prêmio e-Gov 2013 na noite desta quarta-feira, 11 de setembro. A premiação, que uniu projetos de todo o Brasil, aconteceu em Vitória (ES). O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Fernando Machado, e a gerente de apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) estiveram no evento para receber o troféu.

Criado em 2002, o Prêmio e-Gov é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Ele tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública.

Histórico
O Teleconsulta concorreu com outras 107 iniciativas do país e foi o único projeto goiano finalista. Ele é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia projetado, estruturado e gerenciado pelo Idtech, para agendamento de consultas básicas e eletivas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por telefone. As vagas nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia são reservadas por telefone, gratuitamente.

O serviço inovador foi inaugurado em 4 de agosto de 2006 e, desde então, conseguiu mais que duplicar a média mensal de consultas agendadas, de 27 mil para 50 mil. O aumento foi obtido com o gerenciamento racional da agenda e o aproveitamento máximo das vagas ofertadas pela rede. Desde 2006, foram feitos mais de 4,5 milhões de agendamentos, para 1 milhão de usuários do SUS.

O Teleconsulta ampliou o acesso à saúde e democratizou e humanizou o agendamento de consultas básicas não-emergenciais de clínica médica, ginecologia e pediatria para usuários do SUS. Todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas, os agentes de atendimento fazem, em média, 1,6 mil agendamentos.

As consultas são de hora marcada, com um prazo máximo de 7 dias e prioridade para quem precisa ou é protegido por lei. Idosos, gestantes, crianças e pacientes com sintomas considerados de risco têm prioridade.

Integrado ao Projeto Nascer Cidadão, programa de agendamento da primeira consulta pós-parto para mães e bebês nascidos em maternidades públicas e conveniadas ao SUS, o Teleconsulta garante esse atendimento nos primeiros dez dias de vida do bebê. Tanto a mãe quanto o recém-nascido já saem do hospital com as consultas marcadas.

Fonte: IDTECH






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