Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(24/09/2013) Pacientes aprovam mutirão de cirurgias de redução de mamas

Cirurgias serão realizadas no período de 23 a 27 de setembro no Hospital Alberto Rassi e contemplarão 11 pacientes, algumas delas aguardando há até três anos

O Hospital Alberto Rassi – HGG iniciou nesta segunda-feira, 24 de setembro, a ação Sua Vez, nesta edição focada em cirurgias de redução de mama. Serão 11 pacientes beneficiadas até sexta-feira que sofriam com dores nas costas e ombros por conta do peso dos seios.

A costureira Maria Nazaré Coelho recebeu a cirurgia como um presente. Ela fez aniversário no último dia 4 de setembro e diz que depois do procedimento, programado para esta quarta-feira, sua vida será outra. “Vai me ajudar no meu trabalho. Além disso, vou comprar roupas novas para mim”, disse orgulhosa.

A força-tarefa é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização que gerencia o HGG, e as secretarias de Saúde do Estado e de Goiânia. Até a primeira semana de outubro, serão contempladas 20 pacientes com mamas gigantes – com peso superior a 1,5 quilo cada –, que sofrem com dores na coluna e têm indicação cirúrgica. Atualmente, há 236 pacientes aguardando por esse tipo de procedimento, de um total de 779 que estão na fila por cirurgias plásticas.

O chefe da Seção de Cirurgia Plástica do HGG, Wander Alves Mendes, explica que são realizadas normalmente no hospital de quatro a cinco cirurgias por semana. Ainda assim, a demanda é muito grande. Por esse motivo, os mutirões dos meses de setembro e outubro serão voltados para o atendimento das pacientes com mamas gigantes. “Há pessoas aguardando há até três anos”, conta o cirurgião. Cada procedimento dura, em média, quatro horas. Todos são acompanhados por médicos residentes.

Esta é a quarta edição do mutirão de cirurgias plásticas no HGG. Já foram beneficiados com a iniciativa idosos com diminuição da visão por excesso de pele nas pálpebras, crianças e jovens com orelhas proeminentes e ex-obesos com excedente de pele. “Esta ação é importante porque consegue zerar a fila, principalmente de cirurgias que são mais simples, como a de orelhas proeminentes e de excesso de pele nas pálpebras. Conseguimos operar todos que estavam na espera”, explica o diretor técnico do hospital, Rafael Nakamura.

Os mutirões de cirurgias plásticas são realizados na última semana de cada mês. Nesses dias, as atividades dos profissionais da equipe ficam concentradas no centro cirúrgico. A expectativa da coordenação do Serviço é de que as forças-tarefas resultarão em um aumento de 75% no volume de procedimentos realizados.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700