Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(01/10/2013) HGG vai realizar microcirurgias de laringe

Instrumental permite fazer procedimentos sem corte na área externa. Pacientes aguardam operação há até oito anos

O Hospital Alberto Rassi – HGG será a primeira unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) a realizar microcirurgias de laringe em Goiânia. Isso será possível graças à aquisição, pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), de uma caixa com instrumental cirúrgico específico. São laringoscópicos e outros equipamentos, como pinças e tesouras, que já chegaram ao hospital. Os pacientes que aguardam por avaliação e cirurgia começarão a ser chamados para consulta. Segundo o coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia do HGG, Ricardo Gimenes Ferri, há uma grande demanda reprimida, em função da pequena oferta. Existem pacientes aguardando operação há até oito anos.

Gimenes explica que o instrumental adquirido pelo HGG é fundamental para qualquer tipo de abordagem da laringe por via oral, sem necessidade de corte externo. Problemas nas pregas vocais, por exemplo, precisam desse tipo de tratamento. “Sem esse equipamento, a abordagem passa a ser por cirurgia externa, que causa maior impacto”, observa. Também são tratados com microcirurgia os casos que necessitam de biópsia, como de rouquidão, em que há suspeita de câncer. “Teremos melhores condições de avaliar pacientes com disfonia”, informa.

O diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, destaca que o instrumental será importante também para a área de ensino, já que o hospital possui residência médica em otorrinolaringologia. “Isso é tão importante quanto oferecer esse tipo de serviço na rede pública”, afirma. Nakamura relata que no passado, em casos raros, os médicos que atendiam no hospital levavam suas caixas particulares para orientar os residentes. “Agora, conseguiremos diminuir o descompasso entre a demanda e a oferta”, afirma o diretor.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700