Goiânia, 27 de junho de 2017    




Notícias

(10/10/2013) HGG promove atividades no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Evento será aberto à comunidade, que poderá medir peso, altura e circunferência abdominal, calcular IMC e receber atendimento com nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas

O Hospital Alberto Rassi – HGG terá uma programação especial nesta sexta-feira, 11 de outubro, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Durante todo o dia, das 9 às 17 horas, haverá palestras e atendimento individual, voltados para a prevenção da doença, que já é um problema de saúde pública no Brasil. A ação começarão com o circuito de treinamento funcional junto aos obesos. Eles farão atividades físicas orientadas por profissionais do setor de fisioterapia do hospital. Foi montado um esquema de atendimento, de modo que os participantes tenham acesso a orientações de todas as áreas envolvidas na prevenção da obesidade.

Os participantes assistirão a palestras sobre alimentação saudável e mastigação adequada, com dicas de nutricionistas e fonoaudiólogos, e sobre transtorno alimentar, com psicólogos. Depois de fazer cadastro junto ao serviço de assistência social, eles passarão pela equipe de enfermagem, onde poderão medir a altura, o peso, a circunferência abdominal e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), aferir a pressão arterial e medir a taxa de glicemia, para prevenção também de diabetes. Eles passarão também pelas equipes de nutrição, fonoaudiologia e psicologia. Haverá ainda distribuição de folhetos com informações e orientações para os participantes.

A obesidade é considerada uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas outras doenças, podendo causar a morte precoce. Ela é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que a provocam, estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o IMC. Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já os que têm IMC entre 25 e 29,9 são portadores de sobrepeso.

No Brasil, 11 de outubro tornou-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade por força da Lei 11.721, de 2008. Combater e prevenir são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. Segundo projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. No Brasil, o excesso de peso acomete 40% da população, aumentando o risco de doenças como hipertensão arterial, diabetes e colesterol alterado, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700