Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(30/10/2013) Praça do Bandeirante recebe leito de UTI

Nesta quinta-feira, dia 31, ação do Hospital Alberto Rassi – HGG levará profissionais da saúde para o cruzamento mais movimentado de Goiânia para quebrar os preconceitos sobre tratamento intensivo

Para quebrar preconceitos sobre a temida Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Alberto Rassi – HGG promove nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, das 7 às 17 horas, uma ação diferente que vai levar a realidade do Centro de Terapia Intensiva (lugar que reúne as UTIs) para a Praça do Bandeirante.

Duas tendas serão montadas no cruzamento mais movimentado de Goiânia – Avenida Goiás e Avenida Anhanguera – onde a população poderá descobrir quais são os aparelhos utilizados para salvar vidas e quais os profissionais que se dedicam integralmente nessa tarefa. Serão distribuídos panfletos informativos e oferecidos serviços aos visitantes.

A iniciativa, do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), teve o apoio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços (Semic) e da Pontifícia Católica de Goiás (PUC-GO).

Além de ter orientações sobre como funciona o tratamento intensivo, os visitantes do “CTI em Ação” poderão conferir como está a limpeza das mãos, por meio de uma caixa reveladora das bactérias. A higienização é essencial para os visitantes dos pacientes em tratamento intensivo, para evitar a contaminação. A equipe de saúde, junto com acadêmicos de enfermagem, também realizará teste de diabetes e aferição de pressão arterial.

De acordo com o responsável técnico pelo CTI do HGG, Marcelo Rabahi, a proposta do evento é desmistificar que o paciente de UTI é de “estado terminal”. “É importante mostrar aos usuários que a UTI, como o próprio nome diz, é um lugar para tratamento intensivo para a recuperação da saúde. Ao contrário do senso comum, que considera a UTI quase uma sentença de morte, os índices de recuperação chegam a quase 80% no HGG”, explica.

O conceito de humanização no leito de UTI está sendo adotado pelo Hospital Alberto Rassi – HGG, após a construção no novo Centro de Terapia Intensiva, inaugurado neste mês pelo governador Marconi Perillo. Com ambiente claro, iluminação natural, televisão e até imagens de obras de arte, a estrutura de 29 leitos, reúne os seguintes profissionais: médicos intensivistas, enfermeiros e técnicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, além do pessoal administrativo e do serviço social.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700