Goiânia, 25 de junho de 2017    




Notícias

(05/11/2013) Pela primeira vez, HGG leva música ao CTI

No Sarau do dia 1º de novembro, o violinista Antonio Carlos Hanig tocou para os pacientes em tratamento intensivo, fazendo todos se emocionarem

O som dos mais clássicos dos instrumentos musicais ecoou no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Alberto Rassi – HGG. Não teve como segurar a emoção dos pacientes e colaboradores ao ouvir as melodias interpretadas pelo violinista Antonio Carlos Hanig. A ação inédita nas alas de tratamento intensivo aconteceu durante o Sarau do HGG deste dia 1º de novembro.

Internado por conta de uma pneumonia no CTI, o aposentado Fernando Antônio Franchi foi um dos que deixou as lágrimas rolarem. “Isso para mim é trazer de volta a cultura para a minha vida”, revelou o paciente, que fez vários elogios sobre a estrutura e atendimento do hospital. Antonio Carlos Hanig tocou músicas especiais para ele, que já ia receber alta no dia seguinte.

Não só o CTI, recebeu as notas musicais do violinista, que tocou um repertório tradicional, com clássicos como Sebastian Bach e com os populares, como Tom Jobim. Os corredores e halls do HGG ganharam apresentações exclusivas do artista formado em música pela UFG e integrante da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

A dona de casa Judith Maria Barros Bárbara, de São Luiz dos Montes Belos, junto com outras acompanhantes, foi conferir que som agudo e melodioso vinha do corredor. Era então o instrumento só visto pela televisão. “Gostei muito. Quebra o silêncio do hospital. Gostei da iniciativa”, disse ela que acompanhava a sogra na Clínica Cirúrgica.

Em frente a televisão, os pacientes deixaram a programação rotineira de lado para aplaudir o músico Hanig. Ao som de Pela luz dos olhos teus, o paciente Roberto Pires de Oliveira cantou baixinho, mas entusiasmado. “Voltei ao meu tempo, quando eu ouvia Tom Jobim e João Gilberto. Esse projeto [Sarau do HGG] foi muito bem bolado, parabéns aos idealizadores”, disse.

O paciente Adair Soares Xisto, que se recuperava de uma cirurgia nos rins, também adorou a apresentação. “É uma maravilha! A música toca no coração das pessoas. Só pode ser melhor se tocar outra vez”, brincou. Antonio Carlos Hanig agradeceu a oportunidade de participar pela segunda vez do Sarau do HGG e a atenção da plateia, composta em sua maioria por pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ver de perto um instrumento clássico. No Natal, o artista já adiantou que levará ao Hospital um colega pianista para um dueto ainda mais cheio de emoção.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700