Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(07/11/2013) HGG realiza primeira captação de pulmão de Goiás

Paciente que doou múltiplos órgãos após o falecimento também era doador em vida

O Hospital Alberto Rassi – HGG realizou na noite desta quarta-feira, 06 de novembro, a captação de um coração, dois pulmões, córneas, fígado, baço e um rim de um paciente com morte encefálica. “A captação de pulmão é a primeira na história de Goiás”, confirma o coordenador da Central de Transplantes, Luciano Leão. Também é a primeira vez que o HGG faz captação de múltiplos órgãos.

Chama a atenção o fato do paciente ter sido doador de órgãos ainda em vida. Derci Alves Santana, de 35 anos, de Hidrolândia, é casado e tem uma filha. Ele já havia doado um dos rins para a irmã, Marli, que era paciente da hemodiálise. Foi ela quem convenceu a família a doar os órgãos do irmão, mesmo que demorasse mais para liberar o corpo.

Derci sofreu um acidente de moto na última sexta-feira, 1º de novembro e foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) com traumatismo craniano. Após a confirmação da morte encefálica, ele foi transferido para o Hospital Alberto Rassi – HGG, responsável pela captação. O coração e os pulmões já foram transplantados na noite de ontem em pacientes do Distrito Federal. Rim e córneas serão transplantados em Goiânia e o fígado foi para o Rio de Janeiro.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700