Goiânia, 25 de setembro de 2017    




Notícias

(26/11/2013) Ônibus fará coleta de sangue para o HGG

No Dia do Doador de Sangue, Hospital Alberto Rassi promove segunda edição de campanha para incentivar doações. Coleta ocorrerá das 9 às 17 horas, em frente o hospital

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro de Goiás levará sua unidade móvel para o Hospital Alberto Rassi – HGG. As coletas acontecerão no ônibus em frente da unidade hospitalar, das 9 às 17 horas. É a segunda edição da campanha “Sou amigo de sangue do HGG”, que tem como objetivo incentivar este ato voluntário que pode salvar muitas vidas, não tão somente de pessoas acidentadas.

Será a primeira vez que o novo ônibus de coleta será utilizado. O evento marca o início das atividades da Semana do Doador, promovida pelo Hemocentro. De acordo com a coordenadora de coleta do banco de sangue, Ludmilla Faria Ferreira, muitos doentes precisam da transfusão sanguínea. “Pessoas com queimaduras, com anemia, que fazem hemodiálise, enfim, vários doentes precisam do sangue”, disse. Somente no HGG são consumidas cerca de 3.500 bolsas por ano.

Este mês, o Ministério da Saúde aumentou a faixa de idade das pessoas que podem doar sangue para até 69 anos. Também são requisitos estar com peso acima dos 50 quilos e gozar de boa saúde. Ludmilla Ferreira informa que os homens podem doar até 4 vezes ao ano e as mulheres três vezes. “O importante de campanhas como esta do HGG é atingir novos candidatos à doação, que se tornam doadores contínuos”, disse.

A campanha “Sou Amigo de Sangue do HGG” será permante no hospital. Segundo a médica hematologista responsável pela Agência Transfusional do HGG, Yana de Sousa Rabelo, foram desenvolvidos diversos materiais informativos para o esclarecimento sobre transfusão para os profissionais da enfermagem e equipe médica, além de um panfleto para incentivar a doação de sangue.

“Todos os pacientes internados e seus acompanhantes serão convidados a participar da campanha. Lembrando que a doação de sangue é um ato solidário. Nós não podemos e não vamos obrigar alguém a doar ou condicionar qualquer procedimento em troca da doação”, explica a médica.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700