Goiânia, 21 de setembro de 2017    




Notícias

(26/11/2013) Pacientes colocam balão gástrico e saem satisfeitas

Vinte pacientes passaram pelo procedimento neste domingo, promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) no Hospital Alberto Rassi – HGG

Vinte pacientes do Hospital Alberto Rassi – HGG participaram neste domingo, 24 de novembro, de um mutirão para colocação de balão gástrico. A ação fez parte de uma oficina promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Gástrica (SOBED) com 21 médicos de diversas unidades que foram ao hospital aprender a técnica. Os procedimentos foram acompanhados por um médico preceptor, além de anestesistas e gastroenterologistas da equipe do HGG. O trabalho do HGG foi elogiado durante a XII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.

Antes de passar pelo procedimento, os pacientes assinaram, na sexta-feira, um termo de compromisso, e receberam orientações dos médicos, enfermeiras e assistente social. “O procedimento não é milagroso. O balão só dará sensação de saciedade, ele ajuda a quem se ajuda”, explicou o gastroenterologista Américo de Oliveira Silvério.

Os pacientes receberam um balão, colocado no estômago por meio de endoscopia, que foi preenchido com 700 ml de soro com coloração azul. Desse modo, se houver algum rompimento do balão, eles saberão pela cor das fezes e da urina. O procedimento em cada um durou cerca de 40 minutos e eles tiveram alta no mesmo dia.

Agora, o balão deverá ser retirado em maio de 2014. “A própria acidez do estômago age no balão. Por isso, o prazo de retirada”, explica Américo. Uma paciente também participou do mutirão, justamente para a retirada. Ao todo, três salas do Centro Cirúrgico foram reservadas para o procedimento. Ao todo, 60 profissionais participaram da ação.

Luciane Gomes da Costa foi a escolhida para fazer a retirada do balão. Ela perdeu 23 quilos em 6 meses e conseguiu controlar a alimentação. Já Marilza Pereira de Paula era só ansiedade. “estou felicíssima, terei uma vida nova bem melhor”. A meta é perder 60 quilos e depois fazer a cirurgia bariátrica. “Espero desde 2003 e nunca desisti, vai ser meu presente de Natal”.

Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700