Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(29/11/2013) Mutirão de Cirurgias do Homem atende pacientes de todas as idades

Cerca de 60 cirurgias urológicas estão sendo realizadas pelo HGG. Há desde bebês até pacientes com aproximadamente 90 anos de idade

Quando teve seu nome chamado na entrada do centro cirúrgico do Hospital Alberto Rassi – HGG nesta quarta-feira, 27 de novembro, Yan Ferreira de Souza caminhou tranquilamente para o local, acompanhado pela mãe, a promotora de vendas Érina Coelho de Souza. O menino nasceu com uma malformação na uretra e estava aguardando para fazer o procedimento. “Quando nos ligaram agendando a cirurgia, fiquei muito contente e feliz, porque é uma cirurgia simples, mas que vai mudar a vida do Yan”, conta a mãe. “Por causa do problema, ele tem de urinar sentado e, como já está na escola, fica me perguntando porque não pode fazer como os coleguinhas”, acrescenta.

Yan é um dos pacientes contemplados pelo Mutirão de Cirurgias do Homem, que o HGG está realizando durante toda esta semana. O chefe do Setor de Urologia do HGG, Theobaldo Costa, explica que estão sendo operados pacientes desde recém-nascido até com 90 anos. Também são variados os tipos de cirurgias realizadas. Nesta quarta-feira, por exemplo, foram realizadas cirurgias para retirada de próstata, para retirada de pedras nos rins e para correção de problemas de uretra, caso de Yan. “Apesar de ser um dos maiores serviços do hospital, a demanda é muito grande, por isso fazemos essas ações, buscando reduzir a fila”, explica o médico.

No ano de 2012, a média mensal de cirurgias urológicas realizadas no HGG foi de 120, o que totaliza, computando os dias úteis, seis por semana. Esse número não contempla os pacientes que passam por procedimentos mais simples e que ficam internados nos chamados leitos-dia, recebendo alta médica no mesmo dia em que as intervenções são feitas. Ainda assim, existem pacientes na fila, devido à alta demanda. O HGG é o hospital com o maior serviço de urologia na rede pública estadual.

Um total de 64 pacientes do Serviço de Urologia do HGG foi selecionado e teve as cirurgias agendadas para esse mutirão, mas houve algumas desistências pontuais, de modo que até sexta-feira, dia 29, deverão ser operados em torno de 60 pacientes. A ação é a contribuição do HGG para o movimento Novembro Azul, mês da saúde do homem. Desde o início do mês, a fachada do hospital foi iluminada na cor azul, para incentivar a prevenção de doenças do homem.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700