Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




Notícias

(16/12/2013) HGG abre mais leitos de UTI e lança mutirão de férias

Hospital Alberto Rassi completa 40 leitos de terapia intensiva, entrega Sala de Acolhimento aos familiares e inicia neste mês de dezembro intensivo de cirurgias em crianças, nesta segunda-feira, às14h30

Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 14h30, o Hospital Alberto Rassi – HGG começa a ocupar a sua nova ala do Centro de Terapia Intensiva, com 11 leitos. Ao todo, a unidade hospitalar contará com 40 novos leitos de UTI. Com o aumento da oferta, será promovido no mês de dezembro o mutirão de férias, que atenderá mais de 20 crianças, que farão cirurgias nas especialidades de ortopedia, urologia e otorrinolaringologia.

Na oportunidade será inaugurada também a Sala de Acolhimento, onde os familiares dos pacientes internados no CTI poderão receber informações importantes sobre as regras do setor e mais importante, saber como lidar com o familiar que está em situação grave. “É preciso passar tranquilidade, não levar problemas externos, falar palavras de apoio e incentivo, além de evitar chorar em frente do paciente”, explica a psicóloga Andréa Thomé Netto. No espaço, onde atuarão psicólogos e assistentes sociais, também haverá local reservado para comunicação da equipe com os familiares.

O HGG, desde quando foi reaberto em 1998, contava com apenas 10 leitos de terapia intensiva, o que prejudicava muito a sua produção cirúrgica, já que muitos procedimentos só podem ser realizados caso um leito esteja reservado para o paciente. A nova ala será destinada especialmente para os pacientes pós-cirúrgicos. De acordo com o responsável técnico do Centro de Terapia Intensiva, Marcelo Rabahi, aumentar em quatro vezes o número de leitos é uma vitória para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A nova ala de terapia intensiva é uma conquista do novo modelo de gestão. Com a economia dos recursos repassados pelo Estado, foi possível ampliar a oferta de um serviço de muita demanda em Goiás e ainda, contribuir para a produtividade cirúrgica do HGG”, revela. Uma equipe de 42 colaboradores, entre médicos e profissionais de enfermagem foi contratada para atender a ampliação.

Mutirão
O mutirão de férias foi idealizado para atender as crianças, sem prejudicar sua vida escolar. Entre as cirurgias previstas estão correções de pés tortos, retirada de amígdalas (amigdalectomia), encurtamento de ossos longos, hidrocele (acúmulo de fluído no testículo) e postectomia (retirada da fimose). A criança mais nova que será atendida tem três anos e fará um procedimento urológico.

De acordo com o diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, ano de 2013 foi marcado por diversos mutirões de cirurgias. “Tivemos o envolvimento das equipes médicas, que propuseram ações especiais ao longo do ano. Em destaque estão os mutirões de cirurgias plásticas e os de cirurgias do homem, que juntos, operaram centenas de pessoas neste ano”, informa. Para 2015, as ações terão continuidade e serão complementadas para reduzir o tempo de espera por cirurgia eletiva.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700