Goiânia, 23 de julho de 2017    




Notícias

(23/12/2013) HGG ganha Central Humanizada de Internação

Nova ala, que dará mais conforto a pacientes e familiares no momento de internação, terá também espaço adequado para triagem e concretiza humanização do hospital

O Hospital Alberto Rassi – HGG já conta com sua Central Humanizada de Internação. A nova ala foi inaugurada nesta segunda-feira, 23 de dezembro, e representa um importante passo para a concretização da política de humanização do atendimento na unidade. Os pacientes que chegam ao HGG para internação já estão sendo encaminhados para a Central, onde aguardam sentados, em ambiente climatizado e com televisão, sua vez de dar apresentar a documentação, conhecer as regras do hospital e deixar seus pertences em segurança em um guarda-volumes. Para o secretário estadual de Saúde, Antonio Faleiros, presente na inauguração, a nova ala significa um avanço no acolhimento dos pacientes. “Ele será tratado como um cidadão que tem direitos, não será apenas mais um”, destacou o secretário.

A Central Humanizada de Internação foi construída graças à gestão inteligente de espaços físicos e infraestrutura implementada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social que administra o hospital desde março de 2012. A ala que deu espaço à Central era onde ficava o antigo Serviço de Arquivo Médico (Same), onde milhares de prontuários de papel antigos eram guardados em estantes velhas, em mau estado de conservação, que representavam risco para os colaboradores. O Idtech contratou a empresa Arquivo OFF, especializada em separar, organizar, acondicionar e digitalizar documentos, de modo que o arquivo do HGG foi todo digitalizado.

Até a inauguração da Central Humanizada de Internação, os pacientes que chegavam para internação aguardavam no ambulatório, junto com aqueles que esperam por consultas com diversas especialidades. “O processo de internação não começa quando o paciente se deita no leito hospitalar, mas desde quando ele sai de casa. Ser bem acolhido e bem orientado é fundamental, mas poucos hospitais têm um espaço próprio, como temos agora, no HGG”, diz o diretor técnico do hospital, Rafael Nakamura. Ele explica que a forma de entrada do paciente não muda: o HGG continua recebendo apenas pacientes referenciados. “O que muda é a forma como ele será recebido, em condições físicas mais confortáveis, com maior acolhimento”.

Cirurgião vascular do Hospital Alberto Rassi, o médico Roberto Gomide ficou impressionado com as instalações da Central Humanizada de Internação. “Isso é fantástico, bem moderno, não conheço um hospital particular que tenha essa estrutura”, disse, enquanto conhecia a nova ala. Ele observou que a sala de triagem dos pacientes está muito bem instalada, com cardioversor para tratar de fibrilação, caso o doente sofra uma parada cardíaca, e também com equipamento para realização de eletrocardiograma. “É uma sala de reanimação”, observou Gomide.

O secretário estadual de Saúde, Antonio Faleiros, disse que espera que todas as unidades do Estado tenham esse nível excelência. “É uma grande satisfação ter pessoas altamente profissionais para administrar um hospital do porte do HGG, ainda mais considerando que um hospital não é uma empresa como qualquer outra, mas funciona 24 horas”, disse, agradecendo o empenho de todos os colaboradores da Secretaria de Saúde e do Idtech. “Só mesmo quem viu antes e depois, sabe avaliar a magnitude do que acontece aqui”, destacou o secretário, acrescentando que o Estado de Goiás acertou ao inovar e firmar contratos de gestão com organizações sociais para gerir os hospitais públicos.

Diretor-geral do HGG, o médico André Braga observou que a administração pública tem amarras legais que emperram o processo e dificultavam a execução de obras e serviços e também de aquisições com a rapidez com que isso é feito hoje. “Graças ao Idtech estamos tendo adequação não só do espaço físico, mas também para que a assistência seja de alta qualidade, para que nossos pacientes sejam internados com toda a dignidade de que eles merecem”, afirmou.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700