Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(03/01/2014) Edições do Sarau Especial de Natal encantam pacientes

Atrações levaram clima natalino para pacientes e acompanhantes que tiveram que passar a data no hospital. Público aprovou a programação especial

Dezembro foi um mês mágico para os pacientes do Hospital Alberto Rassi - HGG. Para celebrar as festas de fim de ano, o hospital convidou diversas atrações que foram desde os cantos natalinos clássicos até as músicas mais conhecidas da MPB. Ao todo, foram sete atrações dentro do mês, um aumento já que até então o Hospital levava apenas uma atração por semana.

Além do lançamento oficial da programação natalina, que contou com o Estúdio Éricka Vilela e o Grupo Esscala, o HGG recebeu também o Coral Vozes da Terra, o Grupo Senhoras do Cerrado, o Quinteto Harmonizza, a Banda Inclusiva Luar, a cantora Milla Tuli e o cantor Xexéu.

As Senhoras do Cerrado, grupo de teatro e canto formado por idosas e ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tirou os pacientes da cama enquanto passavam pelos corredores recitando uma bela ladainha, ao estilo natalino. O Auto de Natal apresentado pelo grupo também contou com declamação de poesias e, ao final, a interação com os pacientes através da dança.

O grupo, formado há 15 anos, foi criado a partir de uma peça de teatro e se reúne duas vezes por semana para ensaiar. Wadson Arantes, criador do grupo e presidente do Conselho Regional de Psicologia de Goiás, conta que o grupo trabalha a autoestima das participantes. Na apresentação do hospital, foram apresentados jograis, um canto português de Folia de Reis e poemas de Cora Coralina.

Um das participantes, Nilceia Peixoto da Silva Aleixo, de 68 anos, ama o trabalho que faz com o grupo e adorou a experiência de se apresentar no HGG. "Não gosto de ficar parada, não somos velhos. Com o grupo a gente gasta as energias e diminui a depressão.

Logo em seguida, o Coral Vozes da Terra levou pacientes e colaboradores às lágrimas quando juntaram vozes masculinas e femininas cantando à capela músicas religiosas e sucessos temáticos de natal. Tudo acompanhado de perto por um regente. "Lírios do Campo" e "Alegria de Natal" foram algumas das músicas que mais emocionaram que parou para ouvir.

A paciente Celestina Prereira da Rocha quis sentar perto dos músicos. Saiu do quarto e com passos vagarosos chegou a uma cadeira, quase no centro do grupo. A amiga e companheira de enfermaria, Juciane Tomé de Moura a acompanhou. "É ótimo e acalma a gente. Amanhã farei uma cirurgia e já estou mais tranquila". A ginecologista do HGG Sandra Portela é uma das cantoras do grupo. "Foi muito emocionante. Creio que ajudou e muito na recuperação deles", disse.

No dia 13 de dezembro, o Quinteto Harmonizza formado por vozes femininas apresentou os clássicos das canções natalinas e ainda apresentou uma música própria sobre a data. “Que neste Natal você possa doar sem esperar nada em troca. Renove as esperanças, esqueça o passado e volte a sorrir”, dizia a bela canção, de autoria de Elza Almeida.

Um dos sucessos de público da programação de Natal foi a Banda Inclusiva Luar, da Vila São Cottolengo, que deu show de esperança e perseverança frente às adversidades. os músicos, com deficiências físicas ou mentais não perderam o ritmo da percussão. Com um público tímido no início, a animação foi tão grande que os pacientes começaram a descer ao hall para saber quem era aquela banda tão animada.

O grupo já começou a apresentação com "Paz e amor" de Jorge & Mateus e levou todos a cantarem juntos. A animação seguiu com "We are the world", "Então é Natal", "Xote da Alegria", "Esse cara sou eu" e "Índia". O paciente Renato Rodrigues de Carvalho achou o grupo nota dez. "É uma coisa de louco como esses meninos tocam", declarou.

Logo antes do Natal, a cantora Milla Tulli transformou o saguão do hospital em "um cantinho e um violão". Clássicos da MPB fizeram os pacientes cantarem juntos. A voz poderosa de Milla e a habilidade com o violão criaram um clima intimista e caloroso no hospital. Ela chamou o amigo também músico Lucas Ceccato que agradou pacientes com músicas de Alceu Valença.

Como cada atração tem a sua característica, o cantor Xexéu animou a todos quando passou pelos quartos. A risada solta e as músicas para cima não deixaram os pacientes deitados e ele colocou as pessoas para cantar e dançar ao som de sucessos.

Lançado em agosto de 2013 com atrações semanais, o projeto Sarau do HGG continua em 2014 levando animação e auxiliando na cura dos pacientes do Hospital.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700