Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(13/01/2014) HGG oferece curso de brigadista de incêndio

Objetivo é capacitar colaboradores do Hospital Alberto Rassi para formar a brigada de combate a incêndio da unidade, atendendo norma do Corpo de Bombeiros

O Hospital Alberto Rassi – HGG oferecerá a seus colaboradores o curso de brigadista de incêndio. O treinamento, com 20 horas de aulas teóricas e práticas, será ministrado no período de 13 a 16 de janeiro e devem participar servidores públicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), colaboradores celetistas do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e até os trabalhadores de empresas terceirizadas, especialmente da área de segurança. A expectativa do diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino, é de mais de 200 participantes. Haverá turmas nos três períodos: matutino (das 8 às 12 horas), vespertino (das 13 às 17 horas) e noturno (das 18 às 22 horas).

O objetivo do curso, que será ministrado por uma empresa contratada pelo Idtech, é formar equipes capacitadas para, em caso de algum sinistro – um foco de incêndio, por exemplo –, fazer uma atuação preliminar, tomando as medidas adequadas, até a chegada do Corpo de Bombeiros. “As equipes receberão treinamento para, caso necessário, isolar áreas, retirar pacientes, reforçar a sinalização, evitar pânico e entrar em contato com os diversos órgãos que compõem o plano de contingência”, explica Purcino. Em uma parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, o Idtech atuou na revisão e elaboração do novo plano de contingência da corporação.

Ao término do curso de brigadista, será feita uma simulação de evacuação do prédio do HGG, com a retirada de pacientes. A ação terá participação dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A aula prática do curso será realizada no destacamento do Corpo de Bombeiros no Lago das Rosas, bem próximo do hospital. No local, os alunos aprenderão lições de combate a incêndios, como conectar mangueiras e manusear extintores, entre outras.

Alessando Purcino explica que o curso atende norma do Corpo de Bombeiros. Apesar de ser um prédio construído na década de 60, o HGG nunca contou com uma equipe brigadista. O diretor observa que a ação faz parte de uma série de medidas que o Idtech está tomando para obtenção do alvará do Corpo de Bombeiros e também para conseguir a acreditação (título de Excelência nos serviços oferecidos). Entre as medidas já tomadas, estão a revisão do sistema de combate a incêndio do prédio, revisão e recarga de extintores, adequação de mangueiras para hidrantes, instalação de piso antiderrapante nas rampas e escadas, colocação de corrimãos e parapeitos nas rampas e escadas e iluminação de emergência. “Trata-se de uma série de inovações que foi feita pela nova gestão”, informa.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700