Goiânia, 26 de abril de 2017    




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(22/01/2014) Engenharia clínica implanta novo sistema de gerenciamento

A partir de agora, o Hospital Alberto Rassi - HGG conta com sistema que gerencia todos os equipamentos da unidade

Inovação. Essa é a palavra-chave que mais define as metas do Hospital Alberto Rassi – HGG em 2014. E isso só pôde ser feito graças à tecnologia. Há cerca de dois meses, um novo sistema foi implantado para gerenciar todos os equipamentos da unidade.

Silvana Neiva, da Engenharia Clínica do HGG, explica que o novo sistema atende a um antigo anseio e sua implantação só foi possível após o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) assumir a gerência do hospital, que desburocratizou o processo de seleção da empresa que detém o programa. “A necessidade já era antiga, mas com a entrada da organização social se tornou possível”, diz.

Wilson Viana Júnior, engenheiro mecatrônico contratado pela empresa Rosso Tecnologia Hospitalar, que presta serviços especializados em engenharia clínica no HGG, afirma que por meio do software é possível cadastrar os equipamentos já com a programação de manutenção preventiva, onde o software auxilia na programação alertando, com antecedência, que tal equipamento deve ser submetido à manutenção preventiva. As corretivas também são registradas no sistema, que gera indicadores como custo de manutenção em determinado período, tempo médio entre falhas, além de outros indicadores para melhor gerenciar o parque tecnológico hospitalar. “O nosso atual não atende a necessidade, já que não temos o histórico do equipamento, o que é um grande problema”, explica.

Segundo Silvana, todos os equipamentos da unidade estão sendo cadastrados, cujas inserções no sistema vão desde o ano de fabricação à marca, fabricante e empresa especializada na manutenção. “Quando fazer a busca no novo sistema, ele mostra todas as ordens de serviço que já foram abertas durante a vida útil da máquina”. Segundo ela, o próximo passo será dado em conjunto com a Seção de Educação Continuada, para selecionar colaboradores de cada departamento e realizar um treinamento para apresentar o sistema.

O engenheiro clínico André Luiz Rosso ressalta a importância do software como aliado para a Acreditação Hospitalar, que é buscada pelo Idtech junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA), visando sempre confiabilidade, segurança, solucionando problemas, minimizando os custos e maximizando o atendimento com excelência e foco no paciente.

O contrato com a empresa responsável pelo programa, a Dínamus, foi firmado para o período de 12 meses. Após o prazo, será analisada a possível prorrogação do serviço, o que Silvana acredita que acontecerá. “É um programa que atende nossa necessidade. Adquirimos a licença e contamos com a manutenção mensal. Com este sistema a gestão será muito mais eficiente, conclui.


Fonte: IDTECH






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