Comitê de Ética em Pesquisa do HGG se reúne para discutir novos projetos



Primeira reunião ordinária do ano, no dia 13 de fevereiro, contou com a participação de 10 membros e analisou quatro protocolos

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 13, a primeira reunião ordinária de 2014 do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Alberto Rassi - HGG (CEPHGG). Na pauta esteve a análise de cinco protocolos, cujas temáticas em destaque abordaram Diabetes, Cirurgia Bariátrica, Lúpus e Artrite Reumatóide. Os membros efetuaram a apreciação dos Pareceres dos Projetos de Pesquisa, a análise dos documentos de acompanhamento dos projetos em andamento e distribuíram novas avaliações para o próximo mês. A reunião contou com a participação de 11 dos 17 membros voluntários.

O CEPHGG foi instituído e registrado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), do Ministério da Saúde, em 2001, para criar condições para o desenvolvimento de pesquisas dentro da unidade hospitalar. Em 2013, foram analisados 56 novos projetos, sendo a média de cinco mensais. Além disso, outros 50 projetos foram acompanhados via Plataforma Brasil e SISNEP, bases nacionais de registro de pesquisas envolvendo seres humanos.

A coordenadora do Comitê, Dra. Andréa Inês Spadeto Aires, disse que a Comissão está composta por um grupo multidisciplinar de profissionais preparados, participativos e coesos, que têm como missão primária salvaguardar os direitos e interesses dos participantes da pesquisa, colaborando para que seus direitos e dignidade sejam preservados. "A nossa expectativa para este ano é de analisar um número maior de projetos e continuar realizando um trabalho eficaz e de qualidade".

A próxima reunião está prevista para o dia 13 de março. Os encontros acontecem mensalmente, na segunda quinta-feira do mês, às 10 horas, na sala do CEP, no 5º andar do HGG.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS