Goiânia, 24 de setembro de 2017    




Notícias

(20/02/2014) Idtech renova acordo coletivo para 180 dias de licença-maternidade

Em assembleia, realizada na sexta-feira, 14 de fevereiro, colaboradores e representantes do Idtech e Senalba mantiveram concessão do período de seis meses de licença

Assembleia realizada nesta sexta-feira, dia 14, no auditório do Hospital Alberto Rassi – HGG, com os colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) discutiu e aprovou a renovação do acordo coletivo para a concessão de licença-maternidade e licença-adoção de 180 dias para mulheres e casais heterossexuais ou homoafetivos.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Goiás (Senalba-GO), José de Oliveira, o assessor jurídico do Instituto, Marcelo Matias, e o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero.

Como uma Organização que se preocupa com o bem estar dos colaboradores e respeita a diversidade, o Idtech é pioneiro em Goiás ao oferecer aos celetistas o período de seis meses de licença. A concessão deste período não é uma obrigação trabalhista, já que a legislação prevê que somente 120 dias sejam disponibilizados. Este benefício já foi gozado por 51 colaboradoras do Instituto.

Para José de Oliveira, a iniciativa do Idtech mostra que a organização se preocupa com o desenvolvimento humano. “O Idtech foi o primeiro a abraçar a causa e conceder seis meses de licença-maternidade e licença-adoção, e isso merece o nosso reconhecimento. Para as mulheres, deixar o filho ainda pequeno desamparado é doloroso, então ter um período a mais para cuidar da criança é muito importante”, destacou.

Desde o ano de 2009, o Idtech inova também ao conceder a licença-adoção, que pode ser usada por casais em união homoafetiva. O prazo do período varia de acordo com a idade da criança adotada. Para bebês de até um ano de vida, a licença permanece de 180 dias, de 120 dias para casos de adoção de crianças entre um ano e quatro anos e de 75 dias para crianças de quatro a oito anos.

A técnica em enfermagem Fernanda Henrique, de 28 anos, está grávida de quatro meses do seu terceiro filho e comemora a iniciativa do Instituto. Ela lamenta não ter tido a mesma oportunidade quando deu à luz aos primogênitos e se sente aliviada porque agora poderá se dedicar um pouco mais à criança. “É importante o carinho e a presença da mãe nos primeiros meses de vida do bebê. Eu sinto muito por não ter tido a chance de estar mais tempo com os meus dois primeiros filhos, tive apenas quatro meses de licença, passou muito rápido”, lembra.

Além da renovação do acordo, a reunião serviu também para que o Senalba anunciasse a construção de uma creche, que vai funcionar na própria sede do sindicato, no setor Vila Nova. José de Oliveira esclareceu que serão cerca de 80 a 100 vagas disponibilizadas somente para associados. A previsão é que a unidade seja entregue no segundo semestre deste ano. A entidade estuda agora a forma de seleção das inscrições.

Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700