Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(21/02/2014) Núcleo Nós Podemos Goiás discute novo plano de trabalho

Em reunião na manhã desta quinta-feira, dia 20, membros discutiram cronograma de ações, resultados em outros Estados e municipalização dos núcleos

O Núcleo Nós Podemos Goiás, formado por membros do poder público, empresas privadas e entidades do terceiro setor, se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 20, na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado (Ademi) para discutir o plano de trabalho para 2014. O cronograma foi divido por etapas a serem implantadas trimestralmente.

O foco da primeira fase é capacitar os multiplicadores do Núcleo sobre os oito Objetivos do Milênio (ODM) para o trabalho nas regiões do Estado. Além disso, o Núcleo pretende realizar ações para engajar o poder público e a sociedade civil em prol dos objetivos. As outras etapas do plano de trabalho consistem nos encontros entre os Multiplicadores das regiões Norte, Nordeste, Centro, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste do Estado.

Durante o encontro, o grupo discutiu os resultados atingidos em outros Estados. A colaboradora do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idech) e Multiplicadora de conteúdo do Núcleo, Sandra Costa, exibiu um vídeo composto por depoimentos de prefeitos que conseguiram alavancar os índices sociais e melhorar os níveis de qualidade da educação, saúde pública, meio ambiente, desigualdade de gêneros e outros fatores. “A população precisa ter conhecimento sobre os nossos índices sociais para, assim, trabalharmos em conjunto pela melhoria deles. Como um pai ou uma mãe vai matricular seu filho na escola, mas não sabe nem mesmo qual o Ideb da instituição?”, comentou Sandra.

O debate tomou força quando a municipalização dos núcleos em Goiás veio à tona. Neusa de Almeida, do Gabinete de Gestão e de Interlocução com os Movimentos Sociais do Estado, apontou a morosidade das 246 prefeituras de Goiás na aderência ao movimento e destacou a importância de se dar início às ações já na região metropolitana de Goiânia, o que ficou acordado na opinião dos demais membros.

De acordo com Sandra, o principal objetivo do Nós Podemos Goiás este ano é cumprir o plano de trabalho, financiar as ações propostas, promover os encontros regionais e batalhar pela municipalização dos Núcleos. Para ela, as metas são atingíveis e as ações têm caráter efetivo. “Acredito na boa energia que o nosso grupo tem para trabalhar em prol de atingir os oito objetivos, mas ainda temos muitos desafios pela frente”, completou.

O Núcleo Nós Podemos Goiás foi indicado para ser o articulador da região Centro-Oeste, em novembro do ano passado, durante as reuniões e encontros do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, movimento apartidário, ecumênico e plural que visa aos alcances dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700