Goiânia, 21 de julho de 2017    




Notícias

(10/03/2014) HGG dá boas vindas aos 40 novos médicos residentes

Nesta quinta e sexta-feira, 05 e 06 de março, os profissionais receberam informações sobre rotinas e programas do Hospital Alberto Rassi. Essa é a primeira vez que unidade oferece vagas para anestesiologia e psiquiatria

Quarenta novos médicos iniciaram os programas de residência do Hospital Alberto Rassi – HGG. As boas vindas foram dadas pelos diretores da unidade e também pelos staffs das especialidades, logo às 08 horas da manhã de quinta-feira, quando começou o Treinamento Introdutório Funcional, que teve duração total de 12 horas.

A abertura foi feita pelo diretor de Ensino e Pesquisa do hospital, Marcelo Rabahi, que explicou o funcionamento do hospital e pediu empenho dos novos residentes no processo de Acreditação. “Vocês não podem ficar fora disso. Quero que vocês pensem como se fosse a acreditação própria, a superação de metas. É um trabalho de excelência”, disse.

Quem também teve a palavra foi Meire Incarnação, da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST), que representou o atual secretário estadual de Saúde, Halim Girade, no evento. “Eu agradeço a todos os docentes desta instituição pelos trabalhos exemplares desenvolvidos. Vocês estão de parabéns”, elogiou.

A segunda rodada de explicações foi feita pelo diretor administrativo, Alessandro Purcino. Ele explicou aos residentes o que é uma Organização Social, como o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) atua e também como era o HGG antes da gestão da organização. “Antes não tinha nem fiscalização. Agora temos um CTI humanizada e também um novo ambulatório. As mudanças foram mais do que visíveis, foram sentidas”, ponderou.

Mozart Pereira de Almeida Júnior, residente de Cirurgia Geral, se mostrou motivado com o programa de residência. Segundo ele, empenho não faltará para somar forças e ajudar o HGG a conseguir a Acreditação. “Espero, com a residência, aprender muito e também trabalhar bastante. Vai ser muito bom trabalhar em um hospital com esse título, que qualifica ainda mais a instituição e nós que estamos trabalhando aqui”, ressaltou.

O final do treinamento foi um tanto quanto inesperado. Um ator vestido de mendigo entrou no auditório cantando uma música que falava sobre a misericórdia de Deus. Os residentes, assustados, se mantiveram em silêncio absoluto. A enfermeira Fabrícia Cândida, que sabia que tudo não passava de encenação, encarnou o espírito do teatro e fez seu papel: correndo de um lado para o outro pedindo para que o pessoal da segurança despachasse do suposto mendigo. A ação dela gerou ainda mais espanto por parte dos residentes. O então o perrapado contou sua história repleta de tristeza e sofrimento gerado pelo preconceito das pessoas. Ao final, ele agradeceu a atenção de todos e explicou que era apenas um pequeno teatro.

A psicóloga Andrea Thomé Netto iniciou sua palestra explicando para os residentes o quão é importante a atenção dele para cada paciente da unidade, já que o Hospital Alberto Rassi – HGG recebe vários pacientes entre eles, aqueles em situação de rua. “Esse mendigo também pode ser um de nossos pacientes. Aqui não recebemos apenas aqueles que têm a chance de tomar um banho, vestir uma roupa nova. O HGG cuida de todas as pessoas que precisam de atendimento”, reforçou o recado.

A Residência do HGG conta com um staff de alto nível, composto por respeitados doutores da Urologia, Endocrinologia, Neurocirurgia e outras 16 especialidades. Após o Treinamento, os residentes passam a desenvolver seus trabalhos efetivamente no hospital, já que os residentes R1 passam a ser R2. Questionado sobre a importância do programa de residência, Marcelo Rabahi foi direto e enfático: “a residência é um dos pilares do hospital. Todas as atividades desenvolvidas na unidade precisam da participação dos residentes, já que estes vão se tornar especialistas para atender a população“.

Os aprovados
Anestesiologia
Diego Campos da Rocha David
Thais Spilborghs Haun Amaral Teixeira
Yeska Talita Maia Santos Carvalho

Cirurgia Geral
Elísio Gonzaga Garcia
Thiago Raphael Sousa Alencar Borges
Marco Aurélio Oliveira Silva
Mozart Pereira de Almeida Júnior

Clínica Médica
Gustavo Fernandes Silva
Karina Fonseca Correia de Oliveira
Lucas Machado Corso
Pryscilla Moreira de Souza Domingues
Rhaisa Ghannam Macedo
Túlio Assunção Barcellos

Neurocirurgia
Saad George Oliveira El Houli

Neurologia
Denis Ferreira dos Santos
Waleska Meire les Carneiro

Otorrinolaringologia
Letícia de Ávila Cambraia

Psiquiatria
Thaissa Matias Diniz
Hector Vinícius Rodrigues Cala

Cardiologia
Mariana da Silva Santos
Wattusy Estefane Cunha de Araújo

Endocrinologia
Marianna Gonçalves Miguel
Fabrícia Figueiredo de Medeiros

Gastroenterologia
Bianca Rosa Rodrigues Rebelo

Pneumologia
Eliane Consuelo Alves Rabelo

Reumatologia
Camila Zubeidi Teixeira
Cirurgia Videolaparoscopia
Cecílio Maria Neto
Luciana Fernandes Cavalleiro de Macedo

Cirurgia Plástica
Vanessa Silva Souza
Danillo Atila Moreira Brito

Cirurgia Vascular
Raphael Gomes Morais

Coloproctologia
Belisa Tiegs Ferreira

Urologia
Pedro Zanina Neto de Oliveira
Marcel Cabral Cognette

Neurofisiologia Clínica
Marcella de Paula Agostinho

Dermatologia
Ariane Lima Ferreira
Ludmila Brito Porto


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700