Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(13/03/2014) Cipa se reúne para discutir novos projetos

Reunião ordinária, realizada na manhã desta terça-feira, dia 11, discutiu novos projetos e ações a serem desenvolvidas junto aos colaboradores

A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 11 de março, para discutir novas ações e traçar metas para este ano de gestão. A implantação de um mapa de risco e de placas de sinalização nos postos de trabalho do Idtech foi a principal discussão da pauta da reunião.

A presidente da comissão, Marília Jardim, ao abrir a sessão falou da necessidade de pro atividade da Cipa, ir além do que está previsto no cronograma de ações. De acordo com ela, a equipe precisa deixar sua marca na gestão e inovar nas ações. “Nós precisamos ser lembrados pelo diferencial, precisamos sugerir novas ações e ir além do previsível”, disse a presidente aos outros membros.

Na reunião, que teve a participação da presidente e sua suplente, Rafaela Tristão, e também da vice-presidente, Fernanda Cristina e seu suplente, Cléber Gonçalves, foram discutidos novos projetos a serem implantados no Idtech. A principal ação a ser desenvolvida será a execução de um mapa de risco, que é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores, acidentes e doenças de trabalho.

Para Rafaela, pós-graduanda em enfermagem do trabalho, somente em apontar os fatores de risco dentro da Organização, os colaboradores já se conscientizam e tomam maiores precauções, evitando, assim, os acidentes. “É uma forma de alertar as pessoas sobre os perigos escondidos no nosso local de trabalho. Uma escada, que pode causar uma queda; a postura corporal, que quando inadequada prejudica coluna; e tantos outros fatores”, esclareceu.

Outros pontos discutidos na reunião ordinária chamou a atenção para a necessidade de capacitar os colaboradores para agirem em casos de incêndio. Cléber sugeriu a participação do Corpo de Bombeiros na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada anualmente pela Comissão e também a instalação de placas de sinalização. De acordo com ele, informações sobre saída de emergência, localização de extintores e outras sinalizações são fundamentais no momento do incêndio. “Poucas pessoas sabem tomar atitudes corretas em casos de incêndio. E, muitas vezes, uma simples ação pode prevenir que desastres maiores aconteçam.”

Além dos novos projetos e ações, os membros da Cipa fizeram uma avaliação da campanha de carnaval. Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, os membros da comissão visitaram os postos de trabalho do Idtech e entregou aos colaboradores preservativos, folders informativos e blocos de anotações cedidos pelo Departamento de Trânsito (Detran). De acordo com Marília Jardim, a campanha cumpriu bem o seu objetivo e foram bem recebidos nos postos de trabalho. “Foi importante alertar os colaboradores para o uso correto da camisinha. Acredito que todos se atentaram para detalhes simples e que fazem toda a diferença, como a data de validade do preservativo”, pontuou.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700