Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(14/03/2014) Com cenário lúdico e músicas populares, Kátia Brenner impressiona pacientes no Sarau do HGG

Pacientes se empolgaram e cantaram com Kátia, clássicos da Música Popular Brasileira

À frente, uma mesa e sobre ela flores, vidros de perfumes e uma jarra d’água; na lateral, um cabideiro carregado com lenços, echarpes e chapéu; ao fundo um piano. Este foi o cenário do Sarau do HGG, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 13. Com um ambiente lúdico e músicas brasileiramente clássicas, Kátia Brenner e seu convidado, o pianista Cleiton Kolling, emocionaram pacientes, colaboradores e visitantes do Hospital Alberto Rassi – HGG que assistiam atentos à apresentação.

Às 17 horas e 30 minutos, os pacientes já haviam descido para o hall de entrada da unidade hospitalar e aguardavam, inquietamente, pelo início do espetáculo. Ao abrir do show, na primeira canção, os pacientes se empolgaram para cantar “Manhãs de Setembro”, de Mário Campanha, originalmente gravada por Vanusa, na década de 1970. Ao refrão, um grande coral se formava para acompanhar Kátia. “Eu quero sair, eu quero falar, eu quero ensinar o vizinho a cantar”, foi o uníssono ouvido por todo o hospital.

Na plateia, uma surpresa. Anderson Abraão, de 17 anos, que na edição da semana passada do Sarau do HGG estava no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na ocasião, Amauri Garcia se apresentou e levou até o leito dos pacientes que não podiam se mover, músicas de Cazuza e Roberto Carlos, ao som de voz e violão. Anderson esteve no CTI por 10 dias, por causa de uma tentativa de suicídio, quando numa atitude impensada ingeriu soda cáustica para por fim à própria vida. “Eu tinha brigado com meus familiares, estava triste, não queria mais essa agonia de viver”, conta.

Entretanto, a mãe de Anderson nega a versão do rapaz. De acordo com Raquel Braga, de 36 anos, ele entrou em depressão depois que a namorada mudou-se de Estado com a família. No celular do estudante, ainda restam as fotos apaixonadas do casal, separado pela distância. “Hoje eu estou melhor e vi que não posso fazer isso com a minha vida. Me sinto mais feliz! Aquele dia no CTI, a música me ajudou muito, me senti renovado e agora só quero ir para casa. ”, disse Anderson.

Outra paciente que se já é espectadora do Sarau do HGG e se encantou com esta edição, é Jéssica Bruna Silva, de 17 anos. Ela está na unidade hospitalar há um mês e cinco dias, em decorrência de uma infecção renal. A estudante filmou toda a apresentação do pianista Cleiton Kolling e de Kátia Brenner para mostrar à família quando retornar para casa. “Quando a gente fica muito tempo longe de casa, da família, dos amigos, vai ficando triste. Muitas vezes não recebo nem visitas aqui, por isso a minha distração é o Sarau, eu amo.”

Esta foi a primeira vez de Kátia no Sarau do HGG e a segunda de Cleiton Kolling. Em setembro do ano passado, o instrumentista se apresentou juntamente com Ricardo Gualberto. Os dois fizeram um dueto de piano e saxofone, que encantou pacientes, colaboradores e visitantes da unidade hospitalar. E, apesar de não ser musicista, mas sim médica, Kátia impressionou a plateia. Ela explicou que veio de uma família tradicionalmente inspirada pela música. “Quem não toca nenhum instrumento ou não canta, gosta pelo menos de ouvir uma boa canção”, conta.

A médica cantora saiu satisfeita e com a sensação de dever cumprido do HGG. De acordo com ela, o cenário montado teve a intenção de diferenciar a apresentação e valorizar os pacientes, que num momento de tanta fragilidade, precisam de se sentirem acariciados. “Eu me apaixonei com a interação de todo mundo, fiquei emocionada com os pacientes cantando comigo e batendo palmas. Já vamos marcar o meu retorno, com certeza!”

A próxima edição do Sarau do HGG acontece na quinta-feira, dia 20 de março, às 18 horas. Desta vez, o saxifonista Marcos Morgado vai percorrer todas as enfermarias do hospital.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700