Goiânia, 22 de setembro de 2017    




Notícias

(17/03/2014) HGG atende 400 pessoas durante campanha do Dia Mundial do Rim

Evento teve a participação de 30 profissionais da área medica, enfermagem e biomédica. Comunidade teve acesso a serviços gratuitos de saúde e foram alertados sobre a necessidade de prevenção às doenças que acometem os rins

O Hospital Alberto Rassi – HGG atendeu, nesta quinta-feira, dia 13, 400 pessoas durante a campanha “1 em 10. O rim envelhece assim como nós”, em comemoração ao Dia Mundial do Rim. Quem compareceu à unidade hospitalar contemplou gratuitamente serviços de orientação médica, análise de urina, teste de diabetes e aferição de pressão arterial. O evento teve como objetivo conscientizar a necessidade de cuidar dos rins, principalmente a população idosa.

O comerciante Luís Antônio Sabino, de 58 anos, é morador do setor Jardim América e foi o primeiro a chegar ao evento. Ele, que tem o costume de assistir aos telejornais pela manhã, ficou sabendo da campanha pela televisão e fez questão de ir até a unidade hospitalar verificar seu estado de saúde. Pesaroso, ele conta que sente certo receio quando o assunto são os rins, uma vez que perdeu um amigo por causa de insuficiência renal. “Eu levei ele muitas vezes para ir fazer a hemodiálise, foi muito sofrimento para ele”, lembra.

Mas, Luís saiu do HGG sorridente. Ao que tudo indica, os rins do comerciante estão em plenas condições de saúde e funcionamento. O médico e coordenador da seção de Nefrologia do hospital, Antônio Eustáquio Vieira Júnior, o alertou apenas para o controle da diabetes.

A mesma notícia foi recebida pela nutricionista Lucélia Maria de Assis, de 62 anos, que também é portadora da diabetes. Mas, além de ir até o HGG verificar a saúde, Lucélia confessou que foi matar a saudade. É que a nutricionista já foi colaboradora da unidade entre os anos de 1982 e 1993, e lá foi seu primeiro emprego depois de graduada.

Atualmente a nutricionista mora em Paraíso, no Tocantins, e está na capital para ajudar o filho, que é estudante de ciência da computação na Universidade Federal de Goiás (UFG). “Eu como profissional da saúde sei da importância da prevenção, muitas pessoas se quer imaginam que possuem alguma doença. Quando fiquei sabendo da campanha decidi unir o útil ao agradável. Fiz os exames preventivos e matei a saudade do hospital”, comemora.

A Campanha foi promovida em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que ressaltou a importância do cuidado com os rins frente ao envelhecimento da população, já que 10% dos brasileiros estão com mais de 65 anos de idade. De acordo com números da SBN, uma em cada dez pessoas tem algum tipo de comprometimento no sistema renal. Somente no HGG, são mais de 800 pacientes da Nefrologia.

Ao todo, 30 profissionais de enfermagem, biomédicos e médicos fizeram parte da equipe de atendimento. “É Importante lembrar que nosso objetivo é conscientizar sobre os cuidados com o rim e alertar quem está com suspeita de sofrer algum problema renal”, ilustra o médico Antônio Eustáquio.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700