Goiânia, 22 de outubro de 2017    




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(21/03/2014) Colaboradores participam de reunião sobre Acreditação Hospitalar

Com o auditório lotado, a consultora da Make Sure explicou o passo a passo para a certificação, além de motivar os colaboradores a fazerem sua parte

Com o objetivo de alinhar o conhecimento dos colaboradores em relação à acreditação hospitalar, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu nesta quarta-feira, dia 19 de março, uma palestra no auditório com a diretoria e consultoras responsáveis por orientar o processo de adequação da unidade.

A consultora da Make Sure, consultoria que foi contratada para elaborar o plano de ação e estabelecer os requisitos para concorrer à certificação, Tatiany Nemitz, explicou para os presentes o passo a passo da acreditação e a importância de se ter a qualidade no serviço prestado. “Agora, o HGG está buscando o nível 1. As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência, cujo princípio é a segurança dos pacientes e colaboradores. É importante lembrar que a acreditação é a consequência do serviço de qualidade prestado por vocês, que dedicam suas vidas para cuidar de outras.”

Além disso, Tatiany ainda abordou a necessidade da mudança de certas rotinas. Segundo ela, é natural que os colaboradores criem certa resistência à implantação de novas atividades. “Desde o primeiro momento que entramos na instituição, vimos que as pessoas eram comprometidas. Muitas vezes, elas não faziam certas coisas por não terem o conhecimento e não porque não queriam fazer. Foi muito gratificante poder implantar novas rotinas, pois eles aceitaram e no final perceberam o quanto o trabalho fica mais seguro e prático”, comemora.

Caso receba o título, o Hospital receberá periodicamente a visita do instituto acreditador para verificar a manutenção da qualidade. “É um processo contínuo e sem volta. É muito importante ter essa fiscalização, pois ela serve para não deixar a unidade ficar na sua zona de conforto e buscar continuamente pela excelência”, diz Tatiany.

Após assistir um vídeo motivacional, o responsável técnico pelo CTI, Marcelo Rabahi, fez ponderações importantes aos colaboradores. “O vídeo destaca a importância em amar o próximo na mesma proporção em que nos amamos. Devemos levar isso em consideração, pois é o primeiro passo para tudo na vida. Devemos exercer esse amor todos os dias, principalmente em tudo o que fazemos. E o principal: acreditar em nós mesmos”.

A enfermeira da Educação Continuada, Fabrícia Cândida, membro do Comitê da Qualidade – que é um dos requisitos da acreditação – explica que o trabalho está “a todo vapor” e que a adesão dos colaboradores tem sido fundamental para estreitar os laços e sanar dificuldades. “Quando envolvemos a questão da qualidade e do bem-estar, os profissionais ficam mais motivados e emocionados. O mais gratificante é poder notar que as pessoas não perderam a esperança de que algo pode ser mudado. Vemos que eles voltaram a sonhar que podemos ter um SUS melhor”, ressalta.

A visita dos avaliadores da Organização Nacional de Acreditação (ONA) será realizada no final do mês de abril.

Fonte: IDTECH






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