Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(28/03/2014) HGG terá simulação de incêndio nesta sexta-feira

Ação com Corpo de Bombeiros é inédita entre os hospitais públicos. Toda operação de treinamento contará com 30 vítimas, trinta bombeiros e sete viaturas, a partir das 15 horas

O Hospital Alberto Rassi – HGG vai pegar fogo! É brincadeira, mas poderia ser verdade. É por isso que, nesta sexta-feira, dia 28 de março, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e a Brigada de Incêndio da unidade hospitalar promovem uma simulação de operação de salvamento em incêndio. Todo o treinamento, que terá início às 15 horas, vai envolver 60 brigadistas colaboradores do Hospital, 30 supostas vítimas, 30 bombeiros e sete viaturas da corporação.

É a primeira vez que o Corpo de Bombeiros e um hospital público promovem um treinamento deste porte em Goiás. O objetivo é preparar as equipes da Brigada contra Incêndio do HGG, composta ao todo por 260 colaboradores, a atuarem em conjunto com as equipes dos bombeiros em situações de controle de pânico, combate a incêndio e resgate nas dependências da unidade.

A “ocorrência” terá início no almoxarifado geral, local que contém produtos farmacêuticos, arquivos e embalagens diversas. O almoxarifado fica no 1º pavimento e abaixo do novo Centro de Terapia Intensiva - CTI, que está bem próxima das centrais de GLP. Um acidente no almoxarifado poderia, além da condução do calor, provocar a formação de muita fumaça com a presença de gases irritantes, fazendo assim, múltiplas vítimas.

A ação tem a parceria dos acadêmicos de enfermagem da Pontifícia Católica de Goiás (PUC-GO), que atuarão como vítimas. Entre estas, duas em óbito, quatro em estado grave, seis com sintomas leves e 18 apresentando apenas escoriações. As vítimas do evento serão encaminhadas para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital de Queimaduras de Goiânia e unidades reguladas pela Central de Vagas do município.

As sete viaturas operacionais próprias para atuarem nas funções de combate a incêndio, busca e salvamento, suporte avançado e atendimento de resgate. Para a simulação, foram adquiridas maquiagens especiais para caracterizar as vítimas e locado equipamentos para simular fumaça.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), a Central de Vagas do Município da Secretaria Estadual de Saúde, Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital de Queimaduras, Polícia Técnica Científica (IML), HGG e o SAMU vão apoiar a simulação.

O QUÊ: Simulação de incêndio em hospital
QUANDO: 28/03/2014 (sexta-feira)
HORÁRIO: 15 horas
ONDE: Hospital Alberto Rassi – HGG - Avenida Anhanguera, 6.479, Setor Oeste (portaria A)


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700