Goiânia, 28 de maio de 2017    




Notícias

(08/04/2014) Orquestra Sinfônica Jovem emociona convidados

Durante a apresentação, o maestro Andreyw Batista deu uma verdadeira aula sobre concertos para os presentes

A noite desta quinta-feira, 03 de abril, certamente entrou para a história do Hospital Alberto Rassi – HGG. Na comemoração dos dois anos de gestão inteligente do Idtech, a Orquestra Sinfônica Jovem fez uma apresentação indescritível para os convidados. E por falar em convidados, lá estavam as meninas atendidas pelo Centro de Valorização da Mulher (Cevam), os pacientes do HGG, o ex-secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros, o atual, Halim Girade, a artista plástica Rucélia Ximenes, acompanhada pelo marido Antônio Carlos Ximenes, o secretário de Governo, e várias outras autoridades.

De fato, a apresentação da Orquestra não foi apenas um concerto. Foi uma verdadeira aula ministrada pelo maestro, já que muitos que estavam ali nunca tiveram a oportunidade de presenciar tal apresentação. “Quando o concerto estiver para começar, a orquestra entrará no palco e os músicos tomarão seus lugares. Em seguida, o líder dos violinos, o chamado ‘spalla’ entra no palco para receber os aplausos e afinar a orquestra. Nesse momento, é preciso silêncio absoluto da plateia. Em seguida, sob aplausos, entra o maestro que conduzirá a orquestra. Os componentes se levantam em respeito a ele e, em resposta, ele cumprimenta o spalla”, explicava Andreyw.

Quem se lembra da paciente Kerlane Vasconcelos, aprendiz de violino, que se emocionou durante o Sarau itinerante com o saxofonista Marcos Morgado? Dessa vez, foi ela quem fez todos ao seu redor se emocionarem. A jovem, que segue com o tratamento contra a anorexia, foi convidada pelo maestro Andreyw Batista para reger toda a orquestra. “Foi difícil conter as lágrimas”, comentava uma colaboradora da unidade.

Músicas como “O Fortuna”, “Viva La Vida”, do Coldplay e o tema da “Pantera Cor de Rosa” foram intensamente aplaudidas. “Agora está bom. A orquestra é movida a palmas. Quanto mais intensa elas forem, mais agradecidos ficamos e melhor tocamos”, disse o maestro.

Quem procurou registrar sua felicidade em apreciar a apresentação foi José Ribeiro da Costa, que veio do Tocantins para cuidar do coração. “Vim falar que estou muito feliz. Tem gente que não tem condições de participar de um evento como esse e é muito gratificante o hospital levar isso para nós. Eu estou gostando bastante do tratamento e do atendimento daqui”, revelou.

Na hora dos agradecimentos, eis uma surpresa: o maestro Eliseu França, que coordena o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França quer voltar com novas apresentações o quanto antes. “Lá temos um grupo de chorinho. Podemos fazer um noite dedicada ao choro, outra ao balé”, adiantou o maestro que foi prontamente ‘intimado’ pela coordenadora do projeto, Lili Moreira. “Entrarei em contato com vocês na próxima semana para agendarmos isso. Os nossos pacientes vão amar essas apresentações!”, comemorou.

O próximo Sarau do HGG será itinerante e contará com a apresentação de Daniel Lorena, voz e violão, na próxima quinta-feira, dia 10 de abril, às 18h30.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700