Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(11/04/2014) Nós Podemos Goiás realiza seminário de mobilização

Seminário discutiu municipalização dos núcleos ODM e apresentou atividades que os multiplicadores dos objetivos deverão realizar no interior do Estado

O Movimento Nós Podemos Goiás, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), realizou na tarde da última quarta-feira, dia 2, o Seminário de Mobilização. O encontro reuniu representantes do poder público, sociedade civil e terceiro setor, que foram capacitados para darem início à municipalização dos núcleos dos Oito Objetivos do Milênio (ODM). Estiveram presentes no encontro Alex Lima, articulador do Nós Podemos Goiás; Sandra Costa, coordenadora de municipalização do movimento e Samuel Malafaia, coordenador técnico do Senac.

Sandra apresentou aos participantes o cronograma de atividades que devem ser desempenhadas para a execução da municipalização, além de dividir as equipes que atenderão os municípios das regiões Norte, Nordeste, Noroeste, Sul, Sudeste, Sudoeste, Leste, Oeste e Centro do Estado. “Nós precisamos mobilizar e articular principalmente os prefeitos dos municípios para trabalharem em prol dos ODM. Temos realizado algumas ações pontuais, mas ainda é pouco”, argumenta a coordenadora.

Entre as atividades que deverão ser executadas pelos multiplicadores estão estruturação dos colegiados, viabilização de estrutura para funcionamento do núcleo ODM, realização de seminários e estruturação de núcleos regionais, captação de recursos financeiros e materiais, monitoramento e divulgação de resultados. “Essas tarefas deverão ser executadas pelos multiplicadores, que levarão o Nós Podemos Goiás em caravanas para o interior do Estado”, pontuou Sandra.

Sônia Cleide, coordenadora geral do grupo de Mulheres Negras Malunga, argumentou que o Nós Podemos Goiás foi o meio encontrado pelas representantes do projeto de disseminar a luta a favor da população feminina negra. Ela explica que a principal bandeira do Malunga é a saúde de qualidade para a raça, que de acordo com ela, possui doenças específicas como o diabetes e a anemia falciforme. “Nós lutamos pelo sexto objetivo, que é o combate às doenças. Se formos analisar os indicies estatísticos, quem morre mais por problemas de saúde são mulheres negras, por isso a necessidade de implantação de políticas públicas que sejam voltadas para essas pessoas. Nosso trabalho em conjunto com a ODM é justamente para alcançarmos o maior número de pessoas.”

A realização do Seminário contempla a segunda etapa de atividades a serem realizadas para a conquista da certificação nacional do movimento. A terceira fase do processo consistirá na oficina de planejamento de municipalização.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700