Goiânia, 22 de agosto de 2017    




Notícias

(14/04/2014) Corpo de Bombeiros e Polícia Militar promovem palestras no HGG

Sistema de Controle de Incidentes, atendimento rápido às vítimas de grandes desastres e como não ser uma vítima fácil de bandidos foram os temas abordados no evento realizado na última terça-feira, dia 8

Os colaboradores, servidores e vigilantes que atuam no Hospital Alberto Rassi – HGG participaram na última terça-feira, dia 8, de uma palestra ministrada em quatro turnos pela Polícia Militar do Estado de Goiás e Corpo de Bombeiros sobre “Como agir em situações de riscos”. A iniciativa faz parte do conjunto de ações pontuais que devem ser executadas para a conquista da acreditação hospitalar.

A gerente de Logística do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e responsável pelo setor de Segurança do HGG, Núbia Borges, explica que tudo foi elaborado em conjunto com a Diretoria Administrativa, Staff de Qualidade e Ensino e Pesquisa. De acordo com ela, o minicurso, além de atender as exigências da Acreditação, serviu para orientar os colaboradores sobre as ações que todos devem desenvolver para manter a segurança dentro do hospital. “Cada um pode e deve fazer seu papel para garantia de maior segurança de todos que se encontram nessa unidade hospitalar.”

O soldado Garcia e o aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiro, Eliezer de Melo, foram os convidados do Corpo de Bombeiros. Eles apresentaram aos colaboradores presentes o Sistema de Controle de Incidentes (SCI), que tem por objetivo uma maior organização nas grandes operações de socorro, onde se torna necessária a gerência de muitos recursos e diversas demandas. Para a eficácia desse sistema, a corporação exibiu, ainda, técnicas para socorro rápido de vítimas de catástrofes, como o método Start de triagem, que permite o resgate em menos de um minuto. “Vale ressaltar que esses procedimentos são executados pela corporação apenas em episódios de grande porte”, frisa o Aspirante a Oficial, Eliezer.

Como não ser uma vítima fácil. Essa foi a abordagem do sargento Bueno, da Polícia Militar de Goiás. Pedir a um vizinho de confiança que vigie a residência quando estiver longos períodos fora de casa, ficar atento se está sendo seguido na rua, não deixar sobre os bancos do veículo objetos de valor, carregar à frente do corpo bolsas e mochilas foram algumas dicas preciosas fornecidas para isso.

A não reação a assaltos também foi abordada na palestra ministrada pela PM. De acordo com o sargento, quando abordado por um meliante, o cidadão deve manter a calma, não se movimentar bruscamente e ceder às exigências do bandido. “Se as pessoas entendessem que pequenas atitudes podem evitar grandes tragédias, o trabalho da Polícia Militar seria muito mais fácil. Precisamos mudar, sobretudo, a nossa cultura”, argumenta.

João Paulo Fernandes, colaborador da Portaria A do HGG, aprovou a iniciativa. Ele comenta que é uma necessidade para todo e qualquer cidadão saber agir em episódios de emergência e grandes desastres. “Depois dessa palestra aprendi os pontos de atenção que devo ter para preservar a segurança das outras pessoas e também a minha. Foi de grande utilidade.”


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700