Goiânia, 23 de julho de 2017    




Notícias

(14/04/2014) Projeto Hospital Sem Papel está sendo implantado nas clínicas e diálise

Ala III da Clínica Médica, já funciona com a nova ferramenta. Implantação segue nas Alas I e II, e será concluída até o final deste mês

Avançando mais um passo do projeto Hospital sem Papel, a Assessoria de Tecnologia da Informação (Astec), do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), está implantando no Hospital Alberto Rassi – HGG o Soul MV nas Unidades Abertas: Clínicas Médicas, Cirúrgica, Diálise e Hemodiálise. A implantação visa ofertar ao paciente a segurança no fluxo de suas informações, diminuindo, sobretudo, o uso do papel dentro da unidade hospitalar.

O projeto piloto da Astec foi a Ala III da Clínica Médica. Os profissionais que atuam neste setor foram capacitados e assistidos pela assessoria, Gerência de Enfermagem e Chefias do CTI, para utilizarem a plataforma e, assim, a implantação pôde ser concluída. Agora, a assessoria está em fase de implantação do Soul MV nas demais Clínicas Médicas, Ala I e II. “Finalizada as Clínicas Médicas, informatizaremos as Clinicas Cirúrgicas e depois para a Diálise e Hemodiálise”, esclarece o assessor técnico, Cleomar de Castro.

Cleomar explica que esta fase do projeto reduzirá sistematicamente a quantidade de impressões dentro do hospital, uma vez que o Prontuário do Paciente – PEP, reunirá todas as informações sobre o paciente e seus atendimentos nos setores internos do HGG. Ele frisa, ainda, que no PEP serão disponibilizadas informações como: boletins médicos, prescrições médicas, aprazamento de prescrições, aferição de sinais vitais, escala de índices, pareceres médicos, evoluções de todos os profissionais médicos e multiprofissionais e demais informações do paciente.

Além disso, as prescrições medicas serão enviadas à farmácia via plataforma sistêmica, não sendo necessária a receita manual em receituário específico. “Como o objetivo é reduzir o uso do papel, todos os profissionais terão acesso à ferramenta, tais como: médicos, residentes, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social e demais”, acrescenta.

A Astec ressalta, ainda, que a diminuição das impressoras passará pelo processo de certificação digital dos profissionais que manuseiam o PEP, processo que já se encontra em fase de levantamento de custos. A previsão é de que até o final deste mês, as Clínicas Médicas do HGG já estejam funcionando com o novo sistema. As fases da implantação consistem no treinamento operacional, simulação e operação assistida.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700