Goiânia, 21 de julho de 2017    




Notícias

(16/04/2014) Teleconsulta participa de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Voz

Atividades envolverão apresentação de companhia teatral, palestra com fonoaudióloga e entrega de frutas. Evento visa conscientizar colaboradores sobre as doenças que acometem as cordas vocais e o uso adequado da voz

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, os agentes de atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta participarão de diversas atividades de conscientização nesta quarta-feira, dia 16 de abril. Como prevenir danos às cordas vocais, alimentos que ajudam a limpar e conservar a voz, e outras dúvidas dos colaboradores serão sanadas durante o evento.

As atividades, que serão promovidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), têm como finalidade alertar os colaboradores para os cuidados com a voz. “O objetivo aqui é orientar as pessoas de forma descontraída e interativa, queremos que todos participem e abracem a causa”, explica Marília Jardim, presidente da Comissão. A ação será estendida também em outros postos de trabalho do Instituto, como o Complexo Regulador, Central de Processamento de Dados, Central de Informática e Administração.

Pela manhã e a tarde, os agentes vão assistir a uma apresentação teatral da companhia Carlos Moreira, que abordará os cuidados que devem ser tomados para prevenir que as cordas vocais sofram lesões. Além disso, duas fonoaudiólogas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) responderão às dúvidas dos colaboradores quanto aos alimentos que auxiliam na conservação da voz.

Outra iniciativa em comemoração ao Dia Mundial da Voz será a distribuição de maçãs aos colaboradores. A fruta é considerada uma espécie de escova de dente natural, pois ajuda na limpeza bucal e sua ação adstringente favorece a sensação de frescor. Outro fator importante é que a mastigação da fruta estimula a produção de saliva, o que mantêm hidratada a região da garganta, evitando a sensação de boca seca que tanto atrapalha ao falar.


Dia Mundial da Voz
Com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, a data surgiu no ano de 2002, sendo comemorada pela primeira vez em 2003.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o dia é importante para alertar a população sobre os sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Serviço
O quê: Dia Mundial da Voz
Onde: Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta
Quando: Quarta-feira, 16 de abril
Horário: 6h40 às 8h35 ou 12h40 às 14h30


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700