Goiânia, 18 de agosto de 2017    




Notícias

(16/04/2014) Segunda edição do programa “Sua Vez” reduzirá espera por cirurgias eletivas

Estado, município e Idtech unem-se novamente para promover mutirão de cirurgias. No Hospital Alberto Rassi – HGG, 2,5 mil pacientes serão beneficiados

Na manhã desta terça-feira, dia 15 de abril, foi lançada a segunda edição do Programa “Sua Vez”, para agilizar as filas de cirurgias eletivas em Goiás. No Hospital Alberto Rassi – HGG, a proposta é reduzir 70% da demanda existente em apenas quatro meses. Para isso, as secretarias de Saúde de Goiânia e do Estado, além do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) se uniram para que, de forma coordenada, estes usuários sejam operados não só no HGG como também em outras 30 unidades na rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta é a segunda etapa do mutirão de cirurgias, que no ano passado beneficiou 2.434 pacientes do HGG e 11 mil em Goiás. A estratégia do mutirão é utilizar a capacidade operativa de todos os hospitais que compõe a rede, agilizando a demanda existente. “A continuidade da ação Sua Vez tem extrema importância para desafogar as unidades públicas e envolver a rede conveniada para reduzir o tempo de espera dos pacientes do SUS”, explica o diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura.

De acordo com Fernando Machado, secretário municipal de saúde, a existência das filas de pacientes que aguardam por cirurgias eletivas é em decorrência da grande demanda que toda a capital recebe também dos municípios do interior. O secretário ilustra que, se comprada a outras capitais, Goiânia é a cidade que mais realiza cirurgias eletivas no país. “Precisamos é de mais ações como essa, multiplicar os hospitais que forneçam o atendimento aos pacientes do SUS, para que assim os usuários tenham maior acesso aos serviços.”

Da mesma opinião compartilha o superintendente de controle e avaliação técnica de saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Dante Garcia. Ele ressalta a importância de programas como o Sua Vez, já que os grandes hospitais do Estado recebem uma alta demanda dos outros 246 municípios de Goiás. Segundo o superintendente, embora o governo ainda necessite e busca por recursos federais, hoje depende menos desse incentivo para a saúde pública. Ele frisa que Goiás é o Estado que mais tem executado cirurgias eletivas, e o HGG é uma unidade de referência nesse sentido. “O programa Sua Vez tem transformado o SUS para um SUS que trabalha por mais qualidade e acesso dos usuários”, completa.

Com a força-tarefa, haverá um incremento de 78,5% no número de cirurgias já realizadas pelo Hospital Alberto Rassi, o que corresponde a 2.500 usuários contemplados até o mês de agosto. Dentro deste universo, uma parte será operada em hospitais privados que possuem convênio pelo SUS e outra pelo próprio HGG. O contato com os usuários já começou. O encaminhamento destes pacientes será em parceria com o Complexo Regulador, que distribuirá as demandas e avisará os usuários sobre o encaminhamento.

A especialidade com maior demanda no HGG é de urologia (1.054), seguida por ortopedia (738) e cirurgia plástica (611). São pacientes que estão desde 2012 aguardando por um procedimento. Importante frisar que os pacientes encaminhados inicialmente para o HGG não ficarão sem o respaldo da instituição. O Idtech montou uma Central de Relacionamento com o Paciente, para que todas as informações sejam repassadas de forma clara. “Vamos entrar em contato para orientá-los e também para conferir se a cirurgia foi realizada ou não”, disse o coordenador Rafael Nakamura. Caso o prestador não realize a cirurgia em até 90 dias, o usuário poderá entrar em contato com a Central.

O paciente que tem Autorização de Internação Hospitalar (AIH) para o HGG e não sabe se vai participar do mutirão de cirurgias, pode conferir sua situação regulatória por meio do site do Idtech (www.idtech.org.br). Os usuários com AIHs de anos anteriores a 2012 podem entrar em contato também via site e fornecer os dados para a localização no banco de dados.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700