Goiânia, 28 de junho de 2017    




Notícias

(17/04/2014) Colaboradores do HGG são orientados a priorizar a saúde da voz

Informações foram repassadas nesta quarta-feira, 16 de abril, Dia Mundial da Voz, pela equipe de Fonoaudiologia do hospital

Quem já pensava que a maçã era uma aliada da voz, teve a confirmação. Isso porque a equipe de Fonoaudiologia do Hospital Alberto Rassi –HGG desenvolveu uma série de ações, nesta quarta-feira, 16 de abril, dia em que se comemora o Dia Mundial da Voz, para conscientizar os colaboradores a darem mais atenção a esse bem tão fundamental e precioso.

As atividades começaram logo às 07h30, com as meninas da Fonoaudiologia a postos em frente ao refeitório. Quem entrava para tomar o café da manhã era recepcionado com uma maçã e um panfleto que trazia informações sobre o que se deve fazer e o que evitar em prol da saúde da voz.

“É verdade que a maçã faz bem mesmo? Porque eu como maçã todos os dias!”, perguntou uma colaboradora, “É mais do que verdade. A maçã, além de ser saborosa, também é adstringente e ajuda na limpeza das pregas vocais”, respondeu a coordenadora da seção de Fonoaudiologia do HGG, Luciana Motta.

E, quando se menos esperava, eis que surge uma mulher morena, de cabelos dessarrumadíssimos e com uma boneca no braço dentro do Refeitório. A personagem foi interpretada pelo ator Ítalo Moreira, do grupo teatral Carlos Moreira. A apresentação, além de arrancar gargalhadas de quem estava se alimentando, também rendeu boas dicas para conservar a voz. “Gente, por favor, evite tossir e pigarrear. Além de ser feio, faz mal às cordas vocais”, dizia.

Durante a tarde, as profissionais da Fonoaudiologia prestaram esclarecimentos àqueles que trabalham em ambientes tipificados como ruidosos, como a área da caldeira, lavanderia, e também aos que atuam no atendimento ao público, como os atendentes de guichês e telefonia.

“A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar e promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais, no diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos”, ressaltou Luciana Motta.

A voz
A voz é, de fato, um instrumento essencial para as relações sociais e também a principal ferramenta de trabalho. Por meio dela somos identificados e podemos expressar sentimentos e desejos.

Para manter a saúde da voz, principal recomendação é ingerir água em temperatura ambiente, evitar falar em locais ruidosos, evitar alimentos condimentados, chocolate e café, esses principalmente nos dias que voz será bastante utilizada.

Existem alguns exercícios que ajudam na manutenção saudável da voz, porém, é preciso realizá-los com o acompanhamento de um fonoaudiólogo, já que são atividades que promovem a vibração das pregas vocais e dos músculos.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700