Goiânia, 22 de setembro de 2017    




Notícias

(25/04/2014) Usuários e pacientes do HGG recebem orientações sobre hipertensão

Nesta sexta-feira, 25 de abril, a seção de Cardiologia do hospital ofereceu serviços de aferição da pressão e também deu informações importantes sobre a doença

Usuários e pacientes do Hospital Alberto Rassi – HGG que passaram pelo ambulatório nesta sexta-feira, 25 de abril, puderam aproveitar serviços e informações prestadas pelos internos Luanny da Cunha Silva e Guilherme de Moura Miranda, e também pelo coordenador da seção de Cardiologia do hospital, Antônio Malan, sobre a hipertensão. A ação de conscientização foi realizada em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado neste sábado (26).

Timidamente, uma das primeiras pessoas a serem atendidas foi o José Pereira da Silva, de 65 anos, que foi até o hospital para agendar uma consulta. “Eu vim acompanhado da minha filha e vi que estavam aferindo a pressão. Pedi pra ela me trazer porque é importante saber se estou bem, né?”. E, felizmente, tudo certo. A pressão dele estava dentro dos parâmetros considerados normais.

Quem também não perdeu tempo foi Maria Conceição, de 62 anos. Hipertensa, ela diz que procura cuidar ao máximo da saúde e não se esquece de tomar os remédios. “Tomo meus remédios todos os dias pela manhã e também afiro a pressão pelo menos duas vezes por dia”, afirma.

O cardiologista Antônio Malan ministrou uma breve palestra que alertou os presentes. “A hipertensão acomete crianças, adultos e idosos. Ela é uma doença traiçoeira e que traz como consequências o derrame cerebral, o infarto e também a cegueira”. As informações fornecidas pelo coordenador da seção de Cardiologia foram fundamentais para Lourdes Cardoso Batista, de 55 anos, que tem uma irmã hipertensa. “Vou ficar de olho na minha saúde e também na da minha irmã, que já foi diagnosticada com hipertensão. É uma doença muito séria”, ponderou.

Hipertensão
A hipertensão é uma doença que não escolhe idade, sexo, raça ou cor. Ela acomete crianças, adultos e idosos. Popularmente, é conhecida como “pressão alta”. A enfermidade provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma muito intensa.

As principais recomendações aos hipertensos é moderar no consumo do sal, não fumar e praticar atividades físicas regularmente. Além disso, é importante adotar uma dieta rica em frutas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura, evitar situações de estresse (que contribuem para o aumento da pressão) e também não interromper ou diminuir a dosagem da medicação por conta própria.

Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700