Goiânia, 27 de maio de 2017    




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(28/04/2014) Avaliadoras visitam HGG para acreditação hospitalar

Seis avaliadoras ficarão no hospital entre os dias 28, 29 e 30 de abril para averiguarem o cumprimento dos requisitos da certificação. Caso tudo esteja adequado, o HGG será o primeiro hospital público a obter a certificação da ONA

Seis avaliadoras do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), entidade credenciada à Organização Nacional de Acreditação (ONA), visitam nos dias 28, 29 e 30 de abril o Hospital Alberto Rassi – HGG para avaliar o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do nível 1 da Acreditação Hospitalar, o qual tem como meta principal a segurança do paciente.

Durante os três dias, Vanice Costa (avaliadora líder), Dra. Sonya Ricupero (avaliadora), Aléxia Mandolesi Costa (avaliadora), Cleide Regina Rodrigues Carlos (avaliadora), Juliana Ranalli (avaliadora) e Karita Damião (avaliadora observadora) participarão de reuniões e farão visitas às seções que dizem respeito à segurança do paciente. Entre as pautas estão a gestão da manutenção predial, de equipamentos, prevenção e controle de infecções, além de atendimento ambulatorial, sistema de informação do paciente e gestão da segurança.

Na quarta-feira, dia 30, as avaliadoras se reunirão às 14 horas para elaborarem o relatório e divulgarem o parecer final da visita. Caso atenda a todos os requisitos necessários, Hospital Alberto Rassi – HGG será a primeira unidade pública do Estado a obter a acreditação hospitalar.

Acreditação
O Hospital Alberto Rassi – HGG iniciou o processo para receber a acreditação hospitalar ainda em 2013. O título é uma certificação semelhante ao ISO, mas que A Organização Nacional de Acreditação (ONA) confere somente a instituições de saúde.

Para se adequar às exigências, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) contou com o auxílio de consultoras da empresa Make Sure, que traçaram o perfil do hospital, construíram um plano de ação com cronograma para a execução das tarefas.

Existem três níveis de acreditação. O primeiro prevê o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, cujo princípio é a segurança. Já as exigências no nível 2 contemplam a adoção do planejamento da organização da assistência, referentes à documentação, corpo funcional, treinamento, controle e práticas de auditoria interna, cujos princípios são a segurança e organização. Por fim, o nível três aborda políticas institucionais de melhoria contínua em termos de estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional, ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários, os quais os princípios são a segurança, organização e práticas de gestão e qualidade.


Fonte: IDTECH






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