Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(07/05/2014) Pacientes do HGG portadores de Xeroderma Pigmentoso são destaque em noticiário mundial

A matéria feita pela agência internacional de notícias Associated Press aborda a rotina dos moradores da comunidade de Araras, no interior do Estado de Goiás

Portadores de Xeroderma Pigmentoso que fazem tratamento no Hospital Alberto Rassi – HGG foram destaque nos noticiários mundiais nesta terça-feira, 06 de maio. A matéria, de autoria da agência internacional de notícias Associated Press abordou a rotina dos pacientes que vivem em uma comunidade agrícola situada em Araras, no Estado de Goiás.

A publicação da matéria feita pela Associated Press, cujas fotos são de autoria do fotógrafo Eraldo Peres (que foi até o HGG acompanhar a rotina do tratamento dos personagens), foi repercutida por portais de notícias nacionais, como o UOL, R7, BOL, e internacionais como o Washington Post, NY Daily News, ABC12 e outros.

A doença
A reportagem mostra a história dos portadores da doença, como Djalma Antônio Jardim, de 38 anos. Ele tinha apenas nove anos quando um grande número de sardas e pequenos caroços começou a aparecer em seu rosto. “Foi apenas em 2010 que a minha doença foi diagnosticada corretamente”, revela o ex-agricultor que, em virtude da doença que o obriga a evitar a exposição ao sol, sobrevive com rendimentos de sua sorveteria.

A alta taxa de portadores de XP na comunidade de Araras é explicada pelo fato do distrito ter sido fundado por algumas famílias portadoras da doença. De acordo com a dermatologista e coordenadora da seção de Dermatologia do HGG, Sulamita Costa Wirth Chaibub, a recomendação repassada aos portadores de XP é de evitar casamento entre primos.

Referência
O Hospital Alberto Rassi – HGG é, atualmente, o único centro de referência no tratamento de Xeroderma Pigmentoso no Estado de Goiás. A seção de Dermatologia, coordenada pela dermatologista Sulamita Costa Wirth Chaibub, atende crianças, jovens adultos e idosos. O acompanhamento é multiprofissional e conta com profissionais da Dermatologia, Oncologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Assistência Social.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700