Goiânia, 27 de maio de 2017    




Notícias

(09/05/2014) Comitê de Ética em Pesquisa realiza quarta reunião ordinária

Na reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 8, novos protocolos de pesquisa foram analisados e distribuídos para avaliação no próximo mês

Os membros do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Alberto Rassi - HGG (CEPHGG) se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 8, para discutir novos protocolos de pesquisa. A quarta reunião ordinária deste ano abordou pesquisas cujas temáticas levantam a atuação de novos fármacos em pacientes com Artrite Reumatóide, e também o impacto da cirurgia bariátrica no tratamento da apnéia obstrutiva do sono. Além disso, novos protocolos foram distribuídos aos membros para apreciação, para que sejam discutidos na próxima reunião ordinária, que acontece em 11 de junho.

A advogada e vice-coordenadora do CEPHGG, Adriane Espíndola, explicou que a função do Comitê é analisar as pesquisas propostas e verificar se estas estão dentro dos padrões éticos vigentes. "A nossa Comissão é formada por membros de formações diversas, bem preparados para apreciação e avaliação de Projetos de pesquisa em diferentes áreas de atuação. A intenção é, sobretudo, avaliar se estas pesquisas envolvendo seres humanos estão respeitando os direitos dos mesmos", ilustra.

Adriane conta ainda que, além de avaliar os protocolos de pesquisa, a Comissão realiza o acompanhamento destas por meio de relatórios e de visitas nos Centros responsáveis pela realização das mesmas. "Queremos aumentar a frequência e quantidade de visitas. O nosso trabalho garante a segurança dos participantes das pesquisas".

O representante dos usuários no Comitê e presidente de Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes de Jesus, ressalta a importância do trabalho do CEPHGG para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele explica que o usuário é quem utiliza o serviço público de saúde e, por isso, conhece melhor o que deve ser melhorado e o que está em boas condições. "O olhar do usuário é diferenciado porque ele é co-gestor das políticas públicas. É primordial a participação da comunidade na avaliação de pesquisas que envolvem seres humanos."

Composto por 17 membros voluntários, o CEPHGG foi instituído e registrado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), do Ministério da Saúde, em 2001, para criar condições para o desenvolvimento de pesquisas dentro da unidade hospitalar.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700