Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(19/05/2014) Conselheiros de saúde visitam obras do Ciams Novo Horizonte

Prestes a ser reinaugurada, unidade recebeu defensores do SUS no sábado, dia 17 de maio. Projeto traz conceito de humanização e terá acolhimento diferenciado

O Ciams Novo Horizonte passou por uma reforma e está completamente diferente. O prédio moderno e humanizado não se parece em nada com a estrutura precária e cheia de grades, que ficou no passado. A melhoria foi uma antiga luta dos conselheiros de Saúde. E neste sábado, dia 17 de maio, eles foram convidados a vistoriarem a obra que está prestes a ser entregue aos moradores da região. Cerca de 40 membros dos Conselhos Local, Municipal e do Estado aprovaram as mudanças e reivindicaram também melhorias no atendimento.

O convite feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) teve como objetivo abrir as portas da unidade para o controle social, oportunizando o diálogo entre os gestores e representantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Após visitarem as novas instalações, apresentadas pela diretora geral do Distrito Sanitário Sudoeste, Dalva Bittencourt, pelo diretor de Atenção à Saúde, Sandro Rodrigues, e pelo coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, os conselheiros questionaram sobre a gestão do Ciams e fizeram suas considerações sobre os avanços propostos com a nova estrutura.

O Idtech, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Goiânia, foi encarregado da reformulação no Ciams Novo Horizonte e será o responsável pelo gerenciamento, especialmente o acolhimento dos usuários, que promete ser mais ágil e de melhor atendimento. “Buscamos oferecer uma estrutura de melhor qualidade, com vistas à humanização. Esta unidade será totalmente climatizada e os usuários serão atendidos com respeito”, disse o coordenador executivo do Instituto, José Cláudio Romero. Entre os destaques da reforma estão os guichês de atendimento, posicionados de forma que o usuário possa ser ouvido em uma relação de igualdade, sem separação por grades ou vidros e confortavelmente sentados.

A conselheira de Saúde Albertina de Souza Bernardes, conhecida como Tininha, declarou que há muito tempo os Conselhos de Saúde lutaram para que houvesse uma reforma do Ciams, uma das principais unidades da Capital. “A estrutura está maravilhosa e esperamos que o atendimento seja nesta mesma realidade. Acreditamos muito que esta administração atenderá bem o anseio do povo”, disse. O conselheiro Neiton Pedro Chaves, o Marruco, afirmou que a boa estrutura será importante para o trabalhador. “Para que o usuário seja bem tratado, o trabalhador precisa também ser bem tratado. Quando ele tem seus direitos respeitados e boas condições de trabalho, isso reflete no seu atendimento”, considera.

Uma das dúvidas dos conselheiros era sobre a reforma no atendimento de urgência/emergência. De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Sandro Rodrigues, a área será ampliada e reformada com recursos do Governo Federal, transformando-a em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Quem gostou da novidade foi a conselheira Evita Duncan. “Essa reforma será muito boa para a nossa comunidade. Achava que este Ciams ia cair na cabeça da gente. Esperamos que tenha médicos suficientes para atender a população e ofereça mais especialidades. Fiquei muito feliz em saber que terá uma UPA aqui”, conta.

A chefe do Departamento de Atenção Secundária e Terciária da SMS, Patrícia Belém, informou que está procurando trazer novos serviços ao Ciams Novo Horizonte e explicou que a reforma feita na unidade de saúde foi a partir de recursos das sobras de contrato com o Idtech, organização social parceira da Prefeitura há mais de sete anos. Para o presidente do Conselho Local de Saúde, Darci Rezende, a escolha da organização social para comandar as obras, foi acertada. “Não há nada que desabone esta instituição. Pedimos à comunidade que tenham paciência no início, porque sempre há transtornos. Quem tem casa ou apartamento sabe que uma reforma nunca fica pronta no tempo esperado ou fica exatamente da forma que planejamos”, explica.

O conselheiro João Divino Ferreira, apesar da deficiência visual, disse que sentiu que as instalações estão de boa qualidade e acredita que o acolhimento do usuário, a sua recepção, seja um dos momentos mais importantes. “Isso aqui já foi chacota na televisão e agora esperamos que seja exemplo”, disse. A conselheira Stefânia Nolasco, afirmou estar extremamente feliz com a nova unidade e ressaltou a importância de se investir no atendimento ambulatorial. “Quanto menos urgência, mais saúde a gente vai ter. Ficamos na ansiedade por novas UTIs, mas esquecemos a importância de um complexo como este tem para a população. Este Ciams deve ser exemplo para toda Goiânia”, ressalta.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edivaldo Bernardo Lima, lembrou que o Conselho Local é co-gestor da unidade. Destacou ainda o papel dos conselheiros no sentido de informar e educar a população para a utilização correta dos serviços e entenda os fluxos de atendimento. Ele defendeu ainda que a administração adote o controle de ponto dos funcionários públicos. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes de Jesus, ressaltou que a reforma é o fruto do trabalho bem elaborado dos conselheiros, especialmente os locais. “Fizemos a coisa certa e temos que divulgar esse trabalho de forma positiva a todos”, disse.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700