Goiânia, 27 de junho de 2017    




Notícias

(20/05/2014) Higienização das mãos no HGG é destaque no Bom dia Brasil

Na última sexta-feira, 16 de maio, o repórter Fábio Castro, da TV Anhanguera, fez um link ao vivo durante o telejornal. Atividade celebrou o Dia de Combate à Infecção Hospitalar

Não é novidade que as mãos abrigam mais de centenas de espécies de bactérias que podem transmitir inúmeras doenças. O problema é que tudo isso não pode ser visto a olho nu. E um se tem um lugar onde a higienização das mãos precisa ser impecável, esse lugar é no hospital. Pensando nisso, o Hospital Alberto Rassi – HGG levou até o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e outras áreas da unidade uma caixa de luz negra, desenvolvida pelo Hospital Albert Einstein, capaz de tornar visíveis toda a “sujeira” das mãos.

E não é de ver que a caixa reveladora de micro-organismos fez sucesso nacionalmente? Na última sexta-feira, 16 de maio, o repórter Fábio Castro, da TV Anhanguera, apresentou a iniciativa do HGG ao vivo para o telejornal Bom Dia Brasil. A enfermeira da Educação Continuada, Fabrícia Cândida, mostrou o quanto as mãos acumulam sujeiras extremamente prejudiciais à saúde. “A noção de sujeira só acontece mesmo quando é visualizada. A pessoa não acredita naquilo que ela não vê e é aí que mora o perigo das infecções e doenças”, ressalta.

Quem topava fazer o desafio das mãos se assustava com tanta sujeira encontrada. “Eu não acredito. Higienizei bastante minhas mãos antes de entrar na UTI e olhando agora percebi que ainda estão bastante sujas”, dizia uma enfermeira. “Nossa! Preciso reforçar a lavagem porque vi que ainda tem um pouquinho de sujeira”, se impressionava outra.

“É importante promovermos ações assim, pois mostra para as pessoas o quanto é importante priorizar a lavagem das mãos. Isso é necessário não somente por profissionais da saúde, que lida com pessoas doentes o tempo todo, mas para todos. O hábito de lavar as mãos corretamente deve vir de casa e, felizmente, vemos que isso está sendo realizado, porque já está virando uma rotina. Os pais ensinam para os filhos, esses ensinam para os amigos e assim vai”, conclui Fabrícia.

Desafio da Higienização das Mãos
Neste ano, o Desafio da Higienização das Mãos foi realizado no Dia de Combate à Infecção Hospitalar, 15 de maio, e também deu segmento durante a Semana de Enfermagem. Em 2013, a caixa com a luz negra foi levada para o Terminal Padre Pelágio, onde os passageiros do transporte coletivo puderam visualizar os micro-organismos que se alojam nas palmas, costas das mãos, entre dedos e unhas.

Clique aqui e confira o vídeo do Desafio da Higienização das mãos no Bom Dia Brasil


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700