Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(27/05/2014) Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna é celebrado com atividades para gestantes

Entre as atividades a serem desenvolvidas estão a realização de palestras e sorteio de brindes. Ações contemplam calendário do movimento Nós Podemos e atingem quarto e quinto Objetivos do Milênio

Em comemoração ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, o movimento Nós Podemos Goiás, por meio de sua instituição âncora, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), promoverá um evento para as gestantes do Jardim do Cerrado 6, Região Noroeste da capital. Entre as atividades estão palestras educativas, ensinamentos de técnicas de relaxamento e sorteio de brindes. As atividades, que serão realizadas na unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF), vão atender cerca de 60 mulheres.

O evento foi elaborado para atender o calendário estipulado pela Secretaria Nacional de Mobilização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, e visa o alcance do quarto e quinto Objetivo do Milênio: redução da mortalidade infantil e melhoramento da saúde materna, respectivamente. Para o coordenador do Nós Podemos Goiás, Alex Lima, a principal finalidade das ações a serem desenvolvidas é a conscientização das mães quanto a prevenção e realização do pré-natal.

De acordo com dados do Portal ODM, a taxa de mortalidade materna máxima recomendada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) é de 20 casos a cada 100 mil nascidos vivos. A meta estabelecida para o Brasil é de 35 casos. Em Goiás, no ano de 2011, haviam 41,2 óbitos. “Muitas vezes a mulher tem algum tipo de problema de saúde que é descoberto somente com a realização do pré-natal, daí a importância de conscientizar as gestantes sobre a necessidade da prevenção”, explica o coordenador.

Com o objetivo de alertar ainda mais para essa questão, os profissionais integrantes do PSF prepararam para as participantes duas palestras com as temáticas “A importância do Pré-Natal” e “Amamentação e cuidados com o bebê”. A abordagem procura incentivar também as mulheres a optarem pelo parto normal, que é naturalmente mais saudável, orientar para casos de depressão pós-parto, e estimular o planejamento familiar. “Alguns fatores levam muitas mulheres a não realizarem o Pré-Natal, como a cultura, autoconfiança, ou mesmo a falta de estrutura do sistema de saúde”, ressalta Lima.

Outras atividades estão programadas para o evento. A psicóloga Andrea Thomé, estudiosa do comportamento materno, vai promover para as gestantes minicurso da técnica Shantala de massagem e relaxamento. De origem indiana, a prática proporciona equilíbrio físico, emocional e energético ao bebê, aliviando cólicas, regulando o sono e estreitando os laços com a mãe. “Atividades como essa são fundamentais para melhorar a relação entre a mulher e o filho, é uma forma de o bebê interagir com mãe logo nos primeiros meses de vida”, explica a psicóloga.

Confira abaixo a programação
14h00 – Acolhida das Gestantes e Abertura
14h30 - Palestra sobre a Importância do Pré-Natal
15h00 – Sorteio de Brindes
15h15 – palestra sobre a Importância da Amamentação e Cuidados com o Bebê
16h00 – Sorteio de Brindes
16h15 - Palestra sobre Vantagens da Shantala e Aplicação de uma técnica de Relaxamento
17h00 – Sorteio de Brindes
17h15 – Confraternização com lanche
17h45 – Encerramento

Serviço
O quê: Ação Mensal com Gestantes
Onde: Estratégia da Saúde da Família do Jardim do Cerrado 6
Quando: quarta-feira, dia 28 de maio
Horário: 14 horas


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700