Goiânia, 24 de abril de 2017    




Notícias

(10/06/2014) HGG é o primeiro hospital público no Centro-Oeste a receber certificação de qualidade

Cerimônia de entrega do título será no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, nesta quarta-feira, dia 11, com o governador Marconi Perillo

O Hospital Alberto Rassi – HGG é o primeiro hospital público do Centro-Oeste a receber certificação de qualidade e excelência. O título, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), chama-se acreditação hospitalar e é conferido às instituições de saúde que cumprem rigorosos protocolos para a segurança do paciente. A cerimônia de entrega da certificação será nesta quarta-feira, dia 11, no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo.

De acordo com o secretário de Saúde, Halim Girade, o HGG é a maior prova de que a saúde do Estado está cada vez melhor: “Em apenas dois anos, com a organização social, foi possível transformar a realidade do hospital. Conseguir este título, que apenas duas unidades particulares aqui de Goiás possuem, revela que estamos nos destacando, sendo um dos melhores hospitais do País”, declara. Segundo ele, outros hospitais da rede estadual também estão se adequando para atingir o nível de qualidade exigida pela ONA.

Para receber o título de hospital Acreditado, o HGG investiu em equipamentos e implantou novos protocolos e projetos com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade para os pacientes, que são 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). “Foram mais de 40 ações realizadas para atender as diretrizes do Manual Brasileiro de Acreditação. No Brasil, apenas 2% dos hospitais acreditados são públicos e fazer parte deste universo é um grande orgulho para nós”, diz o diretor de Ensino e Pesquisa da unidade, Marcelo Rabahi.

A avaliação do hospital ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril, por meio do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, credenciada à ONA. Entre os pontos fortes destacados pelos avaliadores estão a vanguarda em Ensino e Pesquisa, a qualidade do Centro de Terapia Intensiva (CTI), a implantação do programa Gestão Cidadã (que reúne ferramentas de diálogo com o usuário do SUS), o sistema de chamados de manutenção predial, as inúmeras ações para a comunidade (eventos de promoção à saúde), a qualidade dos materiais informativos, entre outros.

“O título é mais do que o reconhecimento do trabalho feito pela equipe do Hospital Alberto Rassi. Este é um compromisso que fizemos com os usuários do SUS em oferecer uma assistência de qualidade e excelência”, explica o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero. A certificação de “acreditado nível 1”, que prevê a segurança do paciente, tem o prazo de dois anos. E a cada oito meses um instituto acreditador vai conferir se os protocolos e investimentos estão sendo mantidos.

Ou seja, o trabalho não para. Além de manter todas as melhorias para se conseguir o título de hospital acreditado, o Idtech almeja subir mais dois degraus e futuramente chegar ao nível 3 – “acreditado com excelência”. “O maior objetivo da acreditação é a melhoria contínua. Por isso, temos implantado o Comitê da Qualidade, que veio para avaliar e monitorar todas as ações para que o HGG continue sempre trabalhando para o melhor”, finaliza o coordenador.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700