Goiânia, 01 de maio de 2017    




Notícias

(13/06/2014) Marconi Perillo recebe certificado de acreditação do HGG

Cerimônia de entrega, realizada no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na tarde desta quarta-feira, dia 11, foi marcada pela presença de autoridades e colaboradores do Hospital Alberto Rassi - HGG

O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, recebeu quarta-feira, dia 11, certificação concedida ao Hospital Alberto Rassi – HGG pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O título, denominado acreditação hospitalar, é conferido às instituições de saúde que cumprem rigorosos protocolos para a segurança do paciente. A cerimônia de entrega foi realizada no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e contou com a presença de autoridades e figuras políticas goianas, colaboradores da unidade hospitalar, além de executivos do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Organização Social gestora do HGG.

Durante discurso que marcou a solenidade, o governador disse que entregar a gestão dos hospitais do Estado para as Organizações Sociais foi uma decisão audaciosa, e que gerou críticas e resistência ao governo. De acordo com Perillo, assim que retomou a gestão, a situação das unidades hospitalares era de precariedade, e juntamente Antônio Faleiros, secretário de Saúde à época, cogitou fechar alguns hospitais até que a situação financeira do Estado se regularizasse. “A transformação que vemos hoje no HGG demonstra que o modelo convencional de gestão já não é mais adequado, e que é preciso que os governantes quebrem os paradigmas para melhorar o serviço ofertado ao usuário”, ilustra.

Para Perillo, o novo modelo de gestão está transformando a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. Ele explica que o SUS é para todos, embora seja utilizado por que mais precisa, todos os brasileiros têm direito de usá-lo, rico ou pobre. “Estamos mudando a saúde em Goiás, enfrentando desafios e acompanhando rigorosamente todos os passos das OSs. As pessoas têm resistência às mudanças, mas muitas vezes essas mudanças podem ser para melhor. É possível mudar a saúde pública no Brasil e andar de cabeça erguida.”

O diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi, disse que conquistar a acreditação hospitalar não foi fácil e que a partir de agora a responsabilidade aumenta, já que nos próximos oito meses as avaliadoras devem voltar para verificar o segundo nível da certificação, que é a acreditação plena. “Quando assumimos a gestão do HGG, eu costumo falar que tivemos que consertar o avião com ele em movimento, ou seja, o hospital não podia parar, mas muitas mudanças tinham de ser feitas. É claro que ainda há deficiências a serem reparadas, mas são exceções. A mesma condição que temos hoje no HGG encontramos nos hospitais particulares”, pontua.

Vanice Costa, diretora do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), credenciada para realizar a avaliação e certificação do HGG, disse que foi preciso muita coragem dos gestores para pleitear a acreditação hospitalar. Ela esclarece que dentre as 5 mil instituições de saúde cadastradas no país, dentre clínicas, hospitais, laboratórios, apenas 460 são acreditadas, o que significa 1% do total. “Ser acreditado não é ser perfeito, é trabalhar para ser cada vez melhor. Precisa de muita coragem e comprometimento, porque daqui há oito meses estaremos de volta.”

O secretário de Estado da Saúde Halim Girade também participou da solenidade de entrega do certificado ao governador Marconi Perillo. Ele contou sobre o esforço de todas as equipes do governo para abastecer os hospitais antes da gestão das OSs. De acordo com Girade, num dos finais de semana de crise na saúde, 84 ligações foram realizadas entre sexta-feira e segunda-feira por ele para na tentativa de solucionar os problemas da falta de medicamentos, estrutura e atendimento. “O HGG foi o primeiro hospital público do Estado a receber a gestão de uma OS, e estamos renovando o SUS, dando energia para que ela seja de qualidade. E faço um pedido a todos vocês: por favor, atinjam aos níveis dois e três!”

O titular da Saúde do município, Fernando Machado, parabenizou o governador Marconi Perillo pelo empreendedorismo e coragem em entregar a gestão dos hospitais estaduais para as Organizações Sociais. Segundo ele, a conquista da acreditação hospitalar pelo HGG é uma meta histórica. “É um trabalho muito difícil, quero parabenizar a todos que estiveram envolvidos no processo.”

Presidente do Conselho de Excelência do Hospital Alberto Rassi – HGG, Nion Albernaz, conta que foi nomeado pelo governador para trabalhar junto às OSs. “Sempre trabalhei com metas, e foi isso que fiz, tracei os planos. Muitos palpites foram dados, e também contei com o apoio total do Idtech. Hoje podemos dizer que não apenas a UTI do HGG é a melhor, mas sim o hospital inteiro é o melhor do Estado, quiçá do Brasil”, elogia.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700