HGG realiza plantão para captação de órgãos



A partir desta segunda-feira, dia 16, o Hospital Alberto Rassi – HGG está de plantão para cirurgias em doadores vítimas de morte encefálica

O Hospital Alberto Rassi – HGG, única unidade hospitalar da rede do Estado credenciada para a captação e transplante de órgãos, está responsável por realizar a captação de órgãos no período entre o dia 16 a 22 de maio. Para esta ação, uma equipe captadora/transplantadora, um leito do Centro de Terapia Intensiva (CTI) para manutenção do potencial doador, uma sala do Centro Cirúrgico, escala de sobreaviso de diversas especialidades médicas e medicações especiais estão disponíveis para a realização do possível procedimento.

Quando existe algum caso de morte encefálica, cuja vítima é potencial doadora, a Central de Transplantes aciona uma das unidades responsáveis pela captação/transplante para a realização da cirurgia. Caso outro órgão, além do rim, possa ser captado, a Central entra em contato com outras equipes credenciadas para verificar a disponibilidade de captação. Um exemplo é a possibilidade da retirada das córneas, quando a equipe responsável de plantão é acionada para realizar o procedimento e encaminhar o material ao Banco de Olhos, onde a implantação do paciente que está na fila do transplante será feita.

Além do HGG, os hospitais Santa Casa e Santa Genoveva também dividem a responsabilidade da captação e transplante. O HGG assume a ação cerca de uma vez por mês, durante uma semana.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS