Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(11/07/2014) Cozinheiros, auxiliares de cozinha e nutricionistas participam de oficina culinária

A capacitação aconteceu na quinta-feira, 03 de julho. Os presentes puderam alinhar os conhecimentos sobre tipos de cortes, preparo de pratos e a importância da higienização correta das mãos

A gastrônoma Daniela Pereira Santos, da Sanoli, empresa terceirizada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) que cuida do fornecimento de refeições para o Hospital Alberto Rassi – HGG, ministrou na quinta-feira, 03 de julho, uma oficina culinária para cozinheiros, auxiliares de cozinha e nutricionistas.

De maneira bem didática, a gastrônoma iniciou a apresentação explicando a importância da higienização correta das mãos antes de preparar as refeições. Para isso, ela vendou uma participante da oficina e a orientou a esfregar o produto que colocaria em suas mãos. “Vou colocar tinta guache preta na mão dela para vermos como ela faz a higienização das mãos”, disse baixinho, sem que a voluntária escutasse. Ao final, ela tirou a venda da participante e explicou a ação. “Vocês estão vendo o quanto precisamos melhorar no processo de lavagem das mãos? Precisamos ter consciência que nosso trabalho aqui é realizado com alimentos e, por isso, devemos redobrar ainda mais nossa atenção”, ressaltou.

Daniela também explicou os mais diversos tipos de cortes de frutas, verduras e temperos para determinados tipos de pratos, como sopas e saladas, e que também previnem o acidentes de trabalho . “O tomate, por exemplo, pode ser descascado de diversas maneiras. A mais fácil e colocá-lo com um garfo no fogo. Além de descascá-lo mais facilmente, as sementes, que não são indicadas para várias pessoas, também são retiradas com mais agilidade”, explicou.

“Essas oficinas são extremamente importantes primeiro para o aprimoramento tanto dos profissionais da cozinha dietética, tanto da cozinha normal. Segundo, também serve de estímulo para que os colaboradores que estão trabalhando se sintam mais motivados na execução do trabalho e melhorarem cada vez mais”, diz a gerente de Nutrição do HGG, Valéria de Souza Abreu.

Daniela, que é formada em Nutrição, já não se vê mais fora da gastronomia. “Eu amo o que eu faço. Não me vejo mais trabalhando sem preparar comida para hospitais. Tenho um prazer enorme em passar todo meu conhecimento para as minhas colegas de trabalho. Nós somos um time e trabalhamos juntas para oferecer uma refeição de qualidade para nossos pacientes”, completou a gastrônoma.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700