Goiânia, 26 de abril de 2017    




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(11/07/2014) Gestão Cidadã recebe 600 interações de usuários no bimestre

Adesão dos usuários é significativa em apenas dois meses do programa. Todos podem fazer seus elogios, reclamações ou sugestões ao Hospital Alberto Rassi. A opinião contribui para melhorias na estrutura e no atendimento

Os usuários do Hospital Alberto Rassi – HGG tem voz ativa e utiliza do Programa Gestão Cidadã para dar a sua opinião. Em maio e junho, 600 pessoas fizeram questão de elogiar, reclamar ou sugerir melhorias em benefício de todos. Neste universo, há os que também utilizam dos canais de comunicação para pedir informações. Não é em vão dizer que “a sua opinião é muito importante para nós”. Todos os comentários feitos pelo público do hospital são avaliados e repassados para os gestores da unidade.

Há diversos meios para emitir a sua opinião. Todos os pacientes, no momento da alta hospitalar, passam por uma entrevista, quando é dada a oportunidade de dizer se o atendimento foi satisfatório ou se a estrutura atendeu as necessidades. Os comentários são repassados à diretoria que indaga os gestores para a resolução de um problema, por exemplo. Ainda existem caixas de opinião, e-mail, whatsapp e outros canais para o usuário se manifestar (veja quadro abaixo).

“Não basta oferecer ferramentas para o usuário emitir sua opinião. É importante que estas considerações cheguem aos responsáveis e que se cobrem medidas para melhorar a unidade”, informa o coordenador executivo do Idtech, organização social responsável pelo HGG, José Cláudio Romero. Uma das principais reclamações dos pacientes refere-se ao banheiro. “Acionamos a equipe da manutenção que tem feito reparos pontuais. Está prevista também reformas em todas as enfermarias, o que deve ser feito gradualmente porque não podemos interromper o atendimento”, explica o coordenador. Ele destaca ainda que todos os dados coletados pelo programa Gestão Cidadã estão sendo mensurados e é uma ótima ferramenta para a mensuração da qualidade.

Em junho, os usuários do HGG fizeram 81 elogios para o Hospital Alberto Rassi. “Há muito tempo não fazia acompanhamento em hospital publico. Fiquei surpreso porque a imagem passada pelos meios de comunicação é contraditória”, disse Geraldo Conceição, que utilizou a caixa de opinião, que fica nos totens de pesquisa, para escrever seu depoimento.

No bimestre, cerca de 50 colaboradores foram elogiados nominalmente por meio dos canais de comunicação. “É fantástico perceber que as pessoas se dão o trabalho de elogiar, não tão somente reclamar”, disse o coordenador executivo. É importante, quando nominar alguém que prestou um bom atendimento, dizer o nome completo e o setor onde atua para que o mesmo saiba que foi elogiado. “Os elogios motivam e fazem com que o profissional continue o bom serviço”, disse.


Fonte: IDTECH






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